CIESP Jundiaí sedia Encontro de Protagonistas; diretor de Comex fala sobre pujança da cidade
- Atualizado emO CIESP Jundiaí sediou na terça-feira, dia 29 de outubro, o Encontro de Protagonistas 2024. Este é o segundo ano consecutivo que o CIESP Jundiaí entra como parceiro deste evento que debate as oportunidades de negócios na área de logística e comércio exterior. O diretor de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí, Marcio Ribeiro Julio, representou o CIESP Jundiaí na abertura do evento e falou sobre a pujança da cidade e as possibilidades de negócio com a localização estratégica do município.
Com o tema “Brasil, negócios e desenvolvimento econômico”, o Encontro de Protagonistas 2024 reuniu lideranças influentes do setor empresarial, representantes da indústria e do setor logístico. “A ideia é promover um espaço de debate e troca de experiências sobre as oportunidades de crescimento econômico no Brasil e na América Latina”, explicou Mario Alonso, diretor e fundador da Todologistica. “Todo processo logístico começa nas pessoas e promover um encontro entre os protagonistas desta indústria é fundamental. O contato entre as pessoas é o início de tudo o processo e essa é a finalidade desse encontro: conectar as pessoas e promover negócios”, completou.
Representantes de empresas brasileiras e paraguaias participaram do encontro que contou com apoio de patrocinadores internacinais. Marcio Ribeiro, diretor de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí e Regional Customer Director LATAM da DHL, agradeceu a oportunidade do CIESP Jundiaí em sediar o evento. “Participei pela primeira vez deste evento em outubro de 2022 e em 2023, trouxemos pra Jundiaí. E hoje é a segunda edição deste evento que é um divisor de águas para o CIESP e as indústrias da nossa região. A realização do Encontro de Protagonistas aqui em Jundiaí tem a ver com uma agenda que nós começamos há 17 anos, com o primeiro evento da Apex e da Receita Federal aqui em Jundiaí. De lá para cá, a gente vem tentando trazer o foco para a nossa região, uma vez que somos hoje o polo logístico mais importante do Brasil”, destacou.
Em sua oportunidade, Marcio falou também sobre a economia diversificada da cidade. “As empresas que aqui se instalam entendem que essa região representa o que há de melhor no Brasil. A pandemia reconfigurou tanto as operações de importação e exportação, mas também as de consumo, seja pessoal ou corporativo. Nós vivemos hoje um fenômeno que nós esperávamos que se desenvolvesse ao longo de dez anos, mas por conta da pandemia tudo aconteceu em 3 anos, que foi o fenômeno do e-commerce. O e-commerce se profissionaliza em uma velocidade que nós não esperávamos e, em função disso, nós acabamos enfrentando grandes desafios na cadeia logística”, avaliou.
O diretor de Comércio Exterior do CIESP Jundiaí também falou sobre o advento da Inteligência Artificial e como vem afetando a vida das pessoas. “Sou Diretor Comercial da DHL da Divisão de CSI, a Divisão de CSI é uma divisão que chama Client Solutions and Innovation, cuja missão é entender como o modelo de consumo se transformou e a melhor forma de atendê-lo”, explicou. “Estamos vivendo um momento de maior desenvolvimento que a humanidade já presenciou. E a nossa ideia como profissional, eu represento aqui o CIESP, a DHL, e o Conselho Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de Jundiaí, é entender o que estamos buscando com tudo isso? Contar a nossa história, dar visibilidade para as pessoas, dar visibilidade para os nossos pais, dar visibilidade para quem está junto conosco, de que nós estamos nas portas de um mundo que nós nem sabemos como vai ser”, alertou.
Diante de tantas mudanças que estão ocorrendo pelo mundo, Marcio aproveitou para deixar uma mensagem otimista. “Tenho a oportunidade de participar de um grupo mundial de 80 pessoas dentro da DHL que pensam o futuro na área de semiconductores e estamos deslumbrando um mundo muito bonito pela frente, onde nós vamos ter doenças sendo curadas de uma maneira muito mais rápida. Nós temos dentro da indústria de semiconductores novidades no setor de tecnologia que vão revolucionar a medicina, que vão revolucionar a saúde mental… Quero deixar pra vocês uma mensagem de que estamos vivendo a melhor época da humanidade! Vamos convidar os nossos filhos, os filhos dos nossos filhos pra fazer parte desse processo otimista: o trabalho vai mudar, a maneira como a gente se relaciona vai mudar e para melhor. As informações vão ter cada vez mais qualidade, vão ser cada vez mais confiáveis. E quero dizer que as portas da nossa casa, do CIESP Jundiaí, a casa da indústria estão sempre abertas para todos”, completou, convidando a todos os profissionais para participar das reuniões de Comércio Exterior que acontecem todas as terceiras quartas-feiras de cada mês.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí