Às vésperas das eleições municipais, nove Regionais do Ciesp promovem encontros, debates e até carta-compromisso para sensibilizar candidatos sobre as pautas da indústria - CIESP Jundiai

Às vésperas das eleições municipais, nove Regionais do Ciesp promovem encontros, debates e até carta-compromisso para sensibilizar candidatos sobre as pautas da indústria

Nove Diretorias Regionais do Ciesp promoveram nas últimas semanas encontros, debates e até carta-compromisso direcionados aos candidatos a prefeito com pautas e sugestões de políticas em defesa do fortalecimento da indústria. Temas como logística, infraestrutura das cidades, qualificação da mão-de-obra e impostos se destacam entre os temas abordados.

Bauru, Ribeirão Preto, Piracicaba, Campinas, Jundiaí, Limeira, São Bernardo do Campo, Santos e Taubaté foram as Diretorias Regionais que se engajaram na realização de encontros e debates com os candidatos a prefeito. Embora não tenha promovido debate, a diretoria de Sorocaba também participou da cena eleitoral como convidada em uma série de entrevistas com os candidatos promovida por uma rádio local.

Marcelo Cereser, ao lado do presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro, questionou os candidatos sobre indústria e desenvolvimento econômico

Ao todo, o estado de São Paulo terá eleitores indo às urnas em todos os seus 645 municípios. O Ciesp, entidade sem fins lucrativos que representa cerca de oito mil indústrias paulistas, tem diretorias em 42 regionais e distritais espalhadas pelo estado.

Propostas

Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí, representou a entidade no debate promovido em parceria com a OAB Jundiaí, e questionou os candidatos sobre o tema desenvolvimento econômico e a indústria da cidade. “Acredito ser importante termos este momento de reflexão para nossos munícipes. Agradecer o convite para OAB Jundiaí para representar o CIESP Jundiaí e a indústria neste debate. E a minha pergunta é justamente sobre a indústria: ‘Quais são os planos para implementar políticas de qualificação de mão de obra local voltada para as demandas da indústria? E de que forma a prefeitura pode atuar para desburocratizar a instalação e operação de indústrias no município?’”, questionou. O debate foi transmitido ao vivo pelo Youtube da TV Mais Brasil e TV Cultura.

A Diretoria Regional do Ciesp em Bauru, por exemplo, junto com o Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Bauru-SP), abriu as portas para ouvir as propostas direcionadas ao setor industrial pelos candidatos a prefeito. Todos reconheceram a importância de políticas públicas que incentivem a manutenção e o crescimento das plantas industriais existentes, bem como a atração de novos investimentos. O debate ocorreu no último dia 24 de setembro.

“Os empresários presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas diretamente com os candidatos, proporcionando diálogo aberto e construtivo. Essa troca de informações visou, não apenas esclarecer as propostas, mas também favorecer uma escolha mais assertiva e consciente nas próximas eleições, contribuindo para uma decisão de confiança na hora de votar”, explica Solange Navarro, coordenadora da Regional de Bauru.

O Ciesp em Ribeirão Preto foi outra Regional a promover eventos com os postulantes à Prefeitura. Em conjunto com outras entidades da região, diversas conversas e encontros foram realizados para entender as propostas sobre demandas que interessam aos empresários, como liberdade econômica e redução de impostos. De acordo com Marcelo Maçonetto, gerente da Regional, o objetivo foi ter um canal de comunicação para os associados participassem e ouvissem as ideias dos candidatos.

“A gente dá a oportunidade também para os associados de questionarem e trazerem suas próprias perguntas. Desta forma, contribuímos para o sistema democrático, para melhorar a consciência do empresário em relação àquilo que está sendo feito na cidade e para ele ficar ciente também dos possíveis impactos que poderão vir com determinadas ações e propostas que esses candidatos tenham”, afirma Marcelo.

Histórico

O protagonismo em defesa das indústrias junto às lideranças políticas tem sido um trabalho constante da entidade. Em 2022, em conjunto com a Fiesp, o Ciesp promoveu encontros individuais com os principais candidatos ao Governo do Estado e também à Presidência da República.

Hoje a entidade, trabalha em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo num plano para mapear as novas vocações de cada região, o chamado “Projeto Coalizão”. Em nível federal, o Ciesp também tem tido protagonismo. No último dia 23, por exemplo, o então presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin anunciou, na presença dos presidentes do Ciesp e da Fiesp, Rafael Cervone e Josué Gomes respectivamente, a terceira etapa do programa “Brasil Mais Produtivo”, que envolve um pacote de medidas para fomentar a transformação digital.

Além disso, a Casa tem mantido diálogo constante com a Assembleia Legislativa de São Paulo e com o Congresso Nacional, bem como emitido notas de posicionamento sobre os temas de interesse da indústria, como a Reforma Tributária e a taxação de importados via e-commerce.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí, com informações de outras regionais.