"A IA deixará os seres humanos melhores", defende especialista em inteligência artificial - CIESP Jundiai

“A IA deixará os seres humanos melhores”, defende especialista em inteligência artificial

O CIESP Jundiaí, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE Jundiaí), promoveu na terça-feira, dia 20 de agosto, mais um encontro do grupo e trouxe Elton Monteiro, especialista em inovação e Inteligência Artificial para falar sobre a ferramenta e como ela melhorar o dia a dia dos colaboradores, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de esforço de projeto e impactando, positivamente, o dia a dia das empresas.

Rodrigo Lima, diretor do NJE Jundiaí, coordenou o encontro, ao lado de Débora dldld e o público acompanhou on-line. “A cada encontro é sempre uma novidade. A cada encontro vivemos momentos de reflexão e isso é importante para abrir a mente e crescer. As tecnologias nos tiram da nossa zona de conforto e espero que o Elton nos ajude a entender um pouco mais sobre a Inteligência Artificial (IA). Reforço em todos os nossos encontros que ‘quem partilha conhecimento, mais conhecimento terá’ e acredito muito nesta frase, esse é o nosso propósito, crescer juntos e, juntos, construir um ecossistema que promove troca e conhecimento”, comentou.

Elton Monteiro contou sua experiência profissional, cujo crescimento foi exponencial: de office boy e entregador de jornal para empreendedor. “Em 18 anos, criei 5 empresas, fechei uma e vendi duas. Hoje, a Essencia atua na área de inovação e inteligência artificial e a minha participação é para trazer luz para as mudanças que já estamos vivendo e que ainda vamos presenciar”, comentou. Ele acredita que não é preciso ter medo da IA, pois ela deixará os seres humanos melhores. “O potencial de realizar coisas vai subir para outro nível. China e Estados Unidos serão os países que mais se beneficiarão desta ferramenta nos próximos anos e fica aqui uma reflexão para que a gente avance e diminua a dependência tecnológica que vem de fora”, alertou, reforçando que uma pesquisa recente apresentou que 82% dos líderes empresariais não acreditam que o time está preparado para lidar com a IA.

Rodrigo, Elton e Débora. Ao fundo, o público que acompanhou remotamente

Elton explicou que a Inteligência Artificial é uma tecnologia que permite a computadores e máquinas aprenderem e realizarem tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como entender a linguagem, reconhecer imagens e tomar decisões. “Ela nasceu para reproduzir o comportamento humano e é dividida em IA generativa, para gerar conteúdo novo e em LLM, que são os modelos de linguagem treinados para conversar com o ser humano”, explicou, comparando a velocidade para atingir 50 milhões de usuários. “Comparativamente, o avião levou 68 anos e a IA levou 0,08 anos: são tempos exponenciais”, avaliou.

No mundo corporativo, a IA poderá ser utilizada como inteligência assistida, inteligência automatizada, inteligência aumentada, inteligência autônoma. “Diante destas possibilidades, é que entra questionamentos sobre as opções de sobrevivência e sucesso das empresas. O empresário precisa se perguntar: quão vulnerável é seu modelo de negócios à disrupção da IA? Existem oportunidades transformadoras dentro do seu mercado? Você tem o talento, os dados e
a tecnologia certos para entender e executar as oportunidades com a IA?”, questionou.

Diante deste cenário, Elton elencou os principais passos para adotar a IA: compreender o que a ferramenta significa para o seu negócio, identificar se a sua emrpesa será pioneira, seguidor rápido ou apenas seguidora, construir governança e controle apropriados, garantir que a sua empresa tenha os talento e a cultura certos, além da tecnologia. “Quando me perguntam por onde começar a implantar as mudanças, oriento a começar a implantar por quem está disposto, para não enfrentar resistência”, alertou.

Durante a palestra, Elton utilizou a IA para criar um jingle em comemoração aos 30 anos do NJE Jundiaí a partir do Suno e pode mostrar na prática todo o potencial desta ferramenta, lembrando que todas tem um limite de uso gratuito e vão desde a criação de conteúdo, música e logomarca, gerenciador de agenda e tarefas, transcrever áudios e vídeos, além de dublagens. “As opções são infinitas e está à disposição de todos nós para nos familiarizarmos com as possibilidades”, aconselhou. Clique aqui e baixe o conteúdo e aproveite as dicas de IA que Elton Monteiro apresentou durante sua palestra. 

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí