Ornella Nitardi orientou como fomentar a cultura empreendedora dentro das organizações
- Atualizado emO Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Jundiaí apoiou o encontro do Grape Valley, na quarta-feira, dia 5 de junho. O encontro contou com a palestra de Ornella Nitardi, gerente sênior de Open Innovation da BASF que falou sobre “Intraempreendedorismo para inovação”.
Marcelo Cereser, diretor titular do CIESP Jundiaí, participou do evento, acompanhado da filha e do sobrinho. “É um tema que nos interessa bastante. E é muito bom ver o auditório cheio de pessoas querendo entender e aprender mais”, destacou em sua fala de abertura do evento. “É interessante para nós, do CIESP, como defensores dos interesses da indústria, um debate como este sobre inovação, vem ao encontro das necessidades da nossa indústria para ganhar em produtividade e competividade mundo afora. O mercado não é bonzinho com ninguém, é importante que estejamos atentos em melhorar e reduzir custos”, alertou Marcelo.
Rodrigo Lima, coordenador do NJE Jundiaí, lembrou que o núcleo está completando 30 anos e falou sobre as ações, eventos e atividades ao longo das três décadas, como o Pitch, promovido em parceria com o SENAI Jundiaí, onde fez contatos valiosos para o seu negócio, e a aprovação da Lei que criou a Semana do Empreendedor. “Vivemos na correria do dia a dia, mas acredito que sempre temos que fazer exercícios de respirar outros ares, como este que nos dá a oportunidade de absorver o conteúdo que vamos receber. Vamos aproveitar o momento”, aconselhou.
Jones Martins, um dos fundadores do Grape Valley, e atual gestor de Finanças da Prefeitura de Jundiaí, falou sobre o grupo e pra que ele foi criado. “Somos uma comunidade de inovação de Jundiaí que reúne pessoas que acreditam no empreendedorismo, nas startups e na inovação”, destacou.
Ornella Nitardi, gerente sênior de Open Innovation na BASF compartilhou experiências e insights sobre como fomentar a cultura empreendedora dentro das organizações, incentivando a inovação contínua e a geração de valor a partir de dentro. “Como produzimos química? Sendo criativos, abertos, responsáveis e empreendedores! Produzimos excelentes produtos e soluções para nossos clientes, abraçamos ideias modernas e damos a elas espaço para crescer e, ao mesmo tempo, focamos em nossos clientes como pessoas e como empresas, assim, aproveitamos as oportunidades e pensamos à frente. Temos atitudes de dono e assumimos as responsabilidades”, enumerou.
Ornella explicou também que na BASF, em todas as áreas que atuam, o pensamento é um só. “Unimos produtividade e sustentabilidade, criando química para um futuro sustentável e contribuindo para um mundo que ofereça mais qualidade de vida para todos”, destacou. E, ao final da sua apresentação, respondeu as dúvidas dos presentes.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí