Reunião do Conselho Sesi/Senai recebe atletas do Polo Aquático
- Atualizado emNa tarde de quarta-feira, 24 de abril, o primeiro vice-diretor Claudio Palma e o segundo vice-diretor Frank Chen, coordenaram a reunião do Conselho SESI/SENAI/CIESP que contou com a presença de empresários, conselheiros e diretores das escolas de Jundiaí e Região.
O encontro trouxe novidades do SESI que participou do PISA, superando do Brasil e do Chile para Escolas. “O PISA é a mais abrangente avaliação de estudantes no mundo, coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), analisa a qualidade, equidade e eficiência de sistemas educacionais de mais de 80 países, oferendo informações sobre o desempenho dos jovens de 15 anos em três frentes: Leitura, Matemática e Ciências”, explicou a diretora do SESI Jundiaí, Alexandra Miamoto. “65 escolas e 4 mil estudantes do SESI SP participaram da avaliação”, anunciou, orgulhosa.
De acordo com a diretora, nos três domínios avaliados, as médias de desempenho alcançadas pelo Sesi-SP no PISA para Escolas superam o Chile (PISA, 2022), que lidera o ranking como o melhor sistema de ensino da América Latina, e o Brasil (PISA, 2022), além de São Paulo (PISA para Escolas, 2021). Em matemática, por exemplo, que é um desafio geral na educação, o Sesi-SP alcançou 44 pontos acima da média das escolas chilenas.
O SESI apresentou também os atletas do Polo Aquático, representantes dos times Masculino (Adulto, Sub 20, Sub 18) e Feminino (sub 14 e sub 16), acompanhados dda comissão técnica, participaram da reunião e explicaram as regras do jogo e contaram a história do Polo Aquático no SESI. Foi em 2023 que o SESI Jundiaí passou a ter suas próprias equipes competitivas, comissões técnicas e todas as condições de treinamento.
Claudio Palma parabenizou o SESI e comentou sobre o resultado ser um orgulho para todos da indústria. “O SESI é um orgulho para nós. Fica claro pra nós que os estudantes aproveitam a oportunidade de ouro que estão tendo e alcançam o sucesso. Temos muitas coisas boas no Brasil e as escolas SESI/SENAI, com certeza estão entre elas”, ressaltou. Alfredo Del Vigna, representante local na cidade de Louveira, também parabenizou as escolas e se dirigiu aos atletas do Polo Aquático. “Quando eu tinha a idade de vocês, não imaginava o que iria fazer da vida e o quanto isso iria impactar a vida de outras pessoas. Mas desejo a vocês ânimo e autoconfiança que são fundamentais para que vocês conquistem o que quiserem. Perserverem e jamais duvidem de suas capacidades. Esta oportunidade lhes dá a missão de impactar a vida de outras pessoas também. Confiem em Deus e tudo vai dar certo”, aconselhou.
SENAI Jundiaí
O Prof. Heverton Luis Marino, diretor do SENAI Jundiaí, explicou que a missão da instituição foi atualizada e, por isso, recebeu a incubência de apresentar para todos os diretores e conselheiros o novo posicionamento do SENAI SP. “A nossa missão é elevar a competitividade da indústria. A educação ainda é um pilar muito forte e vai ser sempre, mas para ter uma indústria forte, nós temos o SENAI”, anunciou o diretor.
A nova missão do SENAI-SP é apoiar o aumento da competitividade da indústria por meio de ações de educação profissional, tecnologia, inovação e empreendedorismo industrial. “Temos 90 unidades fixas e 78 unidades móveis do SENAI-SP espalhadas pelo estado, com 8 mil colaboradores (dados de 2023) e atuamos em três frentes: educação, tecnologia e inovação e empreendedorismo industrial”, anunciou o diretor, reforçando que a instituição também busca apoio financeiro para investimento em pequenas e médias empresas. “Batemos na porta de institiuções financeiras em busca de linhas de crédito especiais para fomentar o empreendedorismo industrial”, completou professor Heverton.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí