CIESP Jundiaí sedia evento gratuito sobre o mercado árabe - CIESP Jundiai

CIESP Jundiaí sedia evento gratuito sobre o mercado árabe

A Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promoveram dia 13 de junho, a partir do programa Exporta + Jundiaí, um evento gratuito para promover o projeto Halal do Brasil. O encontro que reuniu empresários da cidade e representantes da Câmara de Comércio Árabe aconteceu no auditório da regional. O diretor e conselheiro do CIESP Jundiaí, Manoel Flores, representou a indústria de Jundiaí na abertura do evento.

Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes

O Projeto Halal do Brasil é uma parceria entre Apex Brasil e Câmara Árabe para ajudar 500 empresas brasileiras de alimentos e bebidas de pequeno e médio porte a entrar no mercado islâmico nos próximos três anos. De acordo com Lígia Contursi, assessora de Cooperação Internacional, a iniciativa visa promover e expandir o comércio de produtos halal entre o Brasil e os países árabes. “Halal é um termo árabe que se refere a tudo o que é permitido pela lei islâmica, abrangendo alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. Este mercado engloba vários segmentos como agronegócio, alimentos industrializados, produtos farmacêuticos, cuidados pessoais, cosméticos, vestuário, bancos e finanças, logística, armazenamento, mídia, turismo e distribuição”, explicou.

O diretor  do CIESP Jundiaí, Manoel Flores

Para o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, o evento é importante à medida em que promove a relação e aproxima os possíveis parceiros de negócios. “Estamos conectando os empresários com estas entidades que têm o propósito de fomentar a exportação. Jundiaí já é referência na importação e precisamos aumentar a exportação dos nossos produtos. Eventos como este ajudam o empresário jundiaiense a enxergar novas oportunidades e entender como podem aproveitá-las. Essa internacionalização já tem sido trabalhada pelo governo do prefeito Luiz Fernando Machado”, afirmou Cristiano Lopes.

O diretor e conselheiro do CIESP Jundiaí, Manoel Flores, deu boas-vindas aos participantes. “O CIESP sente-se muito honrado em sediar um evento como este que tem tudo a ver com o propósito da nossa entidade: promover a indústria da nossa cidade e fomentar a exportação. Concordo com o gestor quando ele diz que exportar é fundamental para a nossa indústria, a exportação ajuda a promover o equilíbrio com o mercado local”, comentou. “A busca por novas oportunidades é um desafio que a indústria precisa sempre estar correndo atrás e como entidade, nosso papel é apoiar iniciativas como esta. Recentemente, estive em Dubai e é impressionante o que eles estão voltados para incrementar o turismo e isso traz junto a necessidade de importar produtos para atender estes turistas, abrindo oportunidade para o mercado brasileiro, uma vez que os países do mundo árabe têm recurso e estão abertos a fazer negócios”, completou Manoel.

Durante o evento, os representantes da Câmara de Comércio Árabe, Fernanda Dantas, gerente de projetos de Internacionalização e Elaine Prates, analista de relações institucionais, tiraram dúvidas sobre certificação halal, tendências do mercado árabe, estratégias de exportação, acordos comerciais e oportunidades de negócios.

 

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí