Reunião do Conselho acontece no formato híbrido
- Atualizado emNa quarta-feira, dia 5 de abril, o CIESP Jundiaí promoveu a Reunião do Conselho, que reúne empresários, diretores de empresa, conselheiros e diretores das Escolas SESI e SENAI para debater, promover e defender o dia a dia da indústria da região.
Entre os assuntos, o Plano de Mobilidade de Jundiaí, o Projeto Parceiros da Educação, Segurança do Trabalhador com apresentação de dados de acidentes de trabalho em 2022, na cidade de Jundiaí. O projeto Parceiros da Educação foi apresentado por Jair Ribeiro, com participação da Tera Ambiental, empresa associada ao CIESP Jundiaí e que tem um forte papel de responsabilidade social na comunidade onde está inserida. “O projeto tem o propósito de promover o desenvolvimento da Educação Paulista, com parcerias com escolas e redes públicas, transformando em políticas públicas para todo o Estado”, explicou, destacando que em Jundiaí, o projeto tem parceria com a Diretoria de Ensino, que envolve 70 escolas em sete municípios da região, 107 coordenadores pedagógicos e 3.500 professores.
Aloysio Queiroz, que além de diretor de Segurança no CIESP Jundiaí, é gestor de Mobilidade e Transporte, na Prefeitura de Jundiaí, participou da Reunião do Conselho, acompanhado do diretor Leandro Pinheiro para apresentar o projeto de mobilidade de Jundiaí, principalmente, para a área industrial. “Este é um projeto em construção e, por isso, está sujeito a alterações, mas ele apresenta as novas transposições da Rodovia Anhanguera. É importante ressaltar que o projeto é uma Lei Municipal para garantir que os próximos administradores honrem o compromisso com o Plano, que privilegia conceitos de mobilidade e contemplam espaço para transporte público e ciclovias, com a construção de novos terminais urbanos”, explicou.
O Plano foi elaborado pelas unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA/DPU/DPPMA), Mobilidade e Transporte (UGMT/DEM), Gestão de Infraestrutura (UGISP) com alterações nos quilômetros 54, 58, 61, 62 e 65 da Anhanguera. Para saber mais sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, clique aqui.
Acidentes de Trabalho – O diretor do Grupo de Higiene e Segurança do Trabalhado (GRUHSET), Sandoval Silva, apresentou dados alarmantes divulgados pelo Cerest Jundiaí. “Tivemos o registro de 4.825 acidentes no ano de 2022. Destes, 1.378 foram acidentes no trajeto para o trabalho. Entre os acidentes com agravos, 34 registros para Ler/Dort e outros problemas, como auditivos ou síndrome de Bornout”, listou. “Este é um tema custoso para as empresas e o Ministério Público vai entrar com recurso contra as empresas, cujos trabalhadores sofrem acidentes e elas não respeitam as Normas Regulamentadoras (NRs)”, explicou, destacando que o Ministério Público pode acionar retroativamente.
Para baixar a apresentação de Sandoval com os dados do Cerest Jundiaí, clique aqui.
Ainda sobre o tema Saúde e Segurança do Trabalho, o advogado e consultor em Direito e Relações Comportamentais do Trabalho, dr. Alessandro R. Veríssimo, abordou um tema delicado no mundo do trabalho que é a questão do assédio. “É uma questão de saúde e segurança do trabalho que pode causar adoescimento. Tamanha a sua relevância que está presente nas legislações: Constituição e CLT, Programa Emprega Mulheres, Código Penal, Lei 9.029/95, Convenção 111 da OIT e na NR-5”, explicou. “É importante debater este tema para trazer insights sobre soluções legais e comportamentais que impactam positivamente no ambiente de trabalho, conferindo segurança psicológica por meio da conscientização dos colaboradores sobre o que é assédio no trabalho, como prevenir e coibir”, explicou o especialista.
De acordo com dr. Alessandro, o assédio afeta o comprometimento da integridade física e psicológica do assediado; degradação do ambiente de trabalho; baixa produtividade; falta de segurança psicológica, demissões; rotatividade de
pessoal; demandas jurídicas; aumento do contingenciamento dos riscos financeiros da organização; prejuízo à imagem
empresarial. “O que as empresas devem fazer: implantar Código de Conduta e Ética; estruturar Compliance Trabalhista com canal de denúncia; proporcionar capacitação dos Cipeiros a respeito do tema Assédio no ambiente de trabalho; realizar Palestras sobre prevenção de Assédio no trabalho; integração da CIPA e RH nas medidas de conscientização dos empregados e investigar denúncias e sugerir medidas de prevenção e punição”, listou.
Para baixar a apresentação do dr. Alessandro R. Veríssimo, clique aqui.
Durante a reunião, a diretora Jurídica, Elizabeth Broglio, comentou sobre o evento promovido em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a diretora adjunta de Comércio Exterior, Cileide David, destacou a participação dos gerentes do Portal Único na última reunião do Comex.
Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação – CIESP Jundiaí