CIESP Jundiaí promove exposição “Mulheres na Indústria” - CIESP Jundiai

CIESP Jundiaí promove exposição “Mulheres na Indústria”

Os departamentos de Comunicação, Responsabilidade Social e Recursos Humanos do CIESP Jundiaí promovem a partir desta quarta-feira (1º de março), a Exposição “Mulheres na Indústria”. Com o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser”, a exposição ficará aberta à visitação até o dia 31 de março, em horário comercial, das 8h30 às 16h30, no CIESP Jundiaí, que fica na Avenida Doroty Nano Martinasso, 150, em frente ao SESI da Vila Hortolândia. A exposição conta com o apoio do SESI Jundiaí e da Gráfica HRosa, empresa de Cajamar, que imprimiu todas as fotos.

Exposição pode ser visitada até dia 31/3

De acordo com Sueli Muzaiel, diretora de Comunicação do CIESP Jundiaí, a ideia da exposição foi para destacar, reforçar, homenagear e enaltecer a presença da mulher nas mais diversas áreas e atividades na indústria de Jundiaí e Região. “Onde uma mulher passa abre caminhos para que muitas outras possam também trilhar suas histórias. Ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, a liderança feminina está transformando a cultura organizacional de muitas empresas, fortalecendo a presença das mulheres nas mais diversas áreas e atividades”, explica.

Cida Gibrail, diretora de Responsabilidade Social, explicou que o CIESP Jundiaí convidou as empresas associadas a participar. “Cada uma enviou fotos de mulheres que se destacam na empresa, independente da atividade que exerçam”, destaca, lembrando que a exposição conta com mais de 50 fotos, em preto e branco.

Graziela Leal Alves, da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, trabalha na usinagem de virabrequins, desde fevereiro de 2021

Empresas participantes – As fotos das mulheres que trabalham nas empresas Altimar, Aromaty, Astra, Bignardi, Bollhoff, Castelo Alimentos, Correias Mercúrio, De Marchi, Fareva, Indústria Fox, Germânia, Gifel, HellermannTyton, HRosa, Ipel, Joyson, Knorr-Bremse, thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, KSB Bombas Hidráulicas, Mipal, Pieralisi, Santa Angela Construtora, SENAI, SESI, Tera Ambiental, Wert ficarão expostas até o dia 31 de março.

Um pouco de história – “As mulheres vêm conquistando espaço em diversos segmentos da indústria brasileira, representando 32% da força de trabalho com maior presença no ramo de confecções e artigos do vestuário. Mas nem sempre foi assim”, destaca Vania Mazzoni, diretora de Recursos Humanos do CIESP Jundiaí.

A história das mulheres nas fábricas começa na Revolução Industrial no século XVIII, quando houve a admissão do trabalho feminino como mão-de-obra barata e inserindo definitivamente a mulher na cadeia produtiva. Porém, elas cumpriam jornadas absurdas de até 17 horas de trabalho em condições precárias com salários 60% menores que os dos homens.

Neste cenário, as mulheres começaram a se organizar para protestar pelos seus direitos e igualdade, estabelecendo a presença feminina no mercado de trabalho e, consequentemente, o crescimento da industrialização no Brasil. “Infelizmente, ainda hoje, os espaços fabris ainda são fortemente dominados pelos homens, tendo o setor automobilístico com mais distinções de gênero e salariais”, avalia.

Um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) revela que a cada quatro pessoas empregadas da indústria, uma é do sexo feminino. A participação feminina nas fábricas cresceu 14,3% em 20 anos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Cíntia Souza – Assessoria de Comunicação CIESP Jundiaí