Cuidado com os colaboradores e Responsabilidade Social fazem parte da cultura da thyssenkrupp
- Atualizado emAo longo de seus 61 anos de história, a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo tem se dedicado ao bem-estar e satisfação de seus colaboradores, atualmente cerca de 2 mil, buscando sempre oferecer programas que envolvam não somente aqueles que se dedicam diariamente à empresa, mas também seus familiares.
Anualmente, no mês de março, a empresa realiza o Encontro de Mulheres. Um evento dedicado às colaboradoras e esposas de colaboradores. As convidadas participam de um dia com uma palestra que aborda temas relevantes às mulheres, e tem a oportunidade de participar de um momento de socialização, com um show musical e um delicioso café da tarde com sorteios de brindes.
No mês de julho, em parceria com o SESI, a empresa realiza o Programa de Férias, que recebe cerca de 600 filhos de colaboradores todos os anos, oferecendo uma programação diferenciada, com palestras lúdicas, brincadeiras e muitos momentos especiais. Além de toda a programação, os participantes têm a oportunidade de almoçar com seus pais dentro da empresa.
Outro evento muito importante para a thyssenkrupp, é a tradicional Festa da Família. Evento no qual colaboradores e seus familiares são convidados para um dia cheio de atrações e diversão para todas as idades. A festa acontece a cada dois anos dentro da própria empresa, e conta com a participação de aproximadamente 7.000 pessoas.
A unidade também realiza anualmente o chamado Jubileu. O evento visa reconhecer os colaboradores pelo tempo de casa, com uma celebração especial para aqueles que se dedicam a empresa por tanto tempo. Participam do evento os colaboradores que completam 25, 30, 35 e 40 anos de casa. No último ano, participaram 67 colaboradores, onde um dos participantes completou 45 anos de empresa.
Reforçando também o compromisso da empresa com o meio ambiente, todos os anos a empresa realiza sua Caminhada Ecológica. Um evento onde colaboradores e seus familiares têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre a área de proteção ambiental da empresa, de cerca de 850mil m², e participar de uma ação de plantio de mudas, onde cada família participante planta a sua árvore.
Tão importante quanto os cuidados com o colaborador, a empresa também tem feito a diferença na comunidade local com suas muitas iniciativas de ação social.
Em 2022, junto aos seus colaboradores, a empresa se mobilizou para o tema “Pobreza Menstrual” com a arrecadação de mais de 12 mil unidades de absorventes e produtos de higiene íntima, doados às mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social, levando mais dignidade menstrual a todas. A iniciativa fez parte da campanha anual Juntos Somos Mais Fortes, na qual todos os anos itens diversos como alimentos, vestimentas e itens pessoais, são arrecadados e distribuídos para pessoas em situação vulnerável na cidade de Campo Limpo Paulista e região.
Outras ações também fazem parte da rotina da thyssenkrupp, incluindo doações de vacinas, brinquedos e cestas básicas ao Fundo Social do Município e ONGs da região. “O voluntariado faz parte da vocação da nossa empresa, acreditamos na importância de ajudar o próximo, e buscamos fazer a diferença para as pessoas que mais necessitam”, disse o presidente José Carlos Cappuccelli.
Adicionalmente às doações, a empresa também contribui com o enriquecimento da Cultura e da Educação na cidade de Campo Limpo, investindo em programas que incentivam pessoas de todas as idades, como por exemplo, o Coral. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a empresa patrocina o Projeto Oficinas Culturais, que oferece aulas gratuitas de canto coral para adultos, e técnica vocal e expressão corporal para crianças e adolescentes. Os corais contam com mais de 50 participantes, e são separados por faixa etária: infantil, infanto-juvenil e adulto.
Além dos corais, a empresa incentiva programas para a comunidade de Campo Limpo Paulista, que oferecem aulas gratuitas de dança, teatro ou capoeira para cerca de 120 crianças. Em 2022, a empresa também patrocinou espetáculos teatrais nas escolas da rede pública, onde são tratados temas como meio ambiente, relações humanas, inclusão social e cultura popular, que estão diretamente alinhados com os valores da empresa.
Fonte: Comunicação Interna da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo.