Primeiros sinais de 2024 são positivos. Vamos juntos criar um ambiente de negócios melhor? - CIESP Guarulhos

Primeiros sinais de 2024 são positivos. Vamos juntos criar um ambiente de negócios melhor?

Maurício Colin*

Estou de volta ao trabalho! Minhas férias foram ótimas e eu retorno com muita energia e disposição para enfrentar os desafios de 2024.

Estou feliz com as notícias que temos recebido dos números para este ano. Eles são bons e as expectativas que se desenham são ótimas!

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais de 70% dos empresários industriais pretendem investir em 2024, o maior percentual desde 2014. Isso mostra que o setor está confiante na recuperação da economia e na melhoria do ambiente de negócios.

E não é para menos! A maioria dos especialistas fala em queda de juros e inflação mais baixa. Também comentam que o crescimento no mundo não será alto, o que fará com que as commodities se mantenham em valor estável. Se a commodity fica estável, a chance de subida de preço ou aumento do custo de produção é pequena e isso ajuda a indústria a crescer.

Juros mais baixos, inflação mais baixa, inadimplência diminuindo, taxa de emprego melhorando… tudo isso se somando, é muitíssimo possível que teremos mais consumo, pois o poder de compra aumenta. O acesso ao crédito aumenta.

Não quero iniciar o ano falando em nada de negativo nem reclamando do governo. Vou trabalhar para ter um resultado positivo e crescer. Quero construir, não reclamar. Vou acreditar que o Brasil pode crescer mais do que os 3% que alguns preveem. Vou acreditar que todas as indústrias irão investir e contratar. Mas para isso, precisamos agir. Precisamos nos unir e nos mobilizar para uma indústria forte e uma sociedade melhor. Precisamos inovar, capacitar, modernizar, diversificar, competir.

No entanto, sabemos que a indústria brasileira enfrenta vários desafios para alcançar esses objetivos. A transição tecnológica e a inserção internacional, o papel do Estado, a política fiscal e monetária, entre outros, são fatores que podem dificultar ou facilitar o desenvolvimento, dependendo de como lidamos com eles. Por isso, precisamos estar atentos às oportunidades e às ameaças que o cenário atual nos apresenta. Precisamos buscar soluções criativas e eficientes para superar as dificuldades e aproveitar as vantagens. Precisamos estar preparados para as mudanças que virão e para as que já estão acontecendo.

A indústria é o motor do desenvolvimento do país. É a nossa paixão, o nosso futuro!

Conto com vocês para buscarmos ambientes melhores para a indústria e para a sociedade na qual estamos inseridos. Assim, a indústria se torna mais forte.

O CIESP está à disposição para ouvir suas demandas e opiniões. Buscaremos trabalhar para buscar esse ambiente favorável. Podemos contar com você? Mande sua demanda ou sugestão. Aguardaremos.

Feliz 2024!

*Mauricio Colin, engenheiro industrial e empresário, é o diretor titular do CIESP Guarulhos