História do CIESP Guarulhos

História do CIESP Guarulhos

 

 

Em meados dos anos 1980, Guarulhos assistia a mudanças fundamentais para o crescimento econômico da cidade. Entre elas, a construção do Aeroporto Internacional de Cumbica e a inauguração da atual rodovia Ayrton Senna, dois pontos estratégicos para o setor industrial instalado na região.

Baseada nesses fatos, e na certeza de que o município era reconhecidamente uma região de expressiva densidade industrial, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), representados pelo seu então presidente, Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, declaram a criação de uma Delegacia Regional na cidade. Na época, Vidigal ouviu empresas associadas que pleitearam a criação de uma regional para possibilitar a presença mais próxima e, dessa forma, melhor se reunirem em torno da entidade civil representativa da indústria paulista.

A partir dessa movimentação, em 13 de abril de 1982, foi realizada a primeira reunião oficial – registrada em Ata – para a constituição do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) – Regional Guarulhos. A partir desta data, as indústrias instaladas na cidade e adjacências de Mairiporã, Arujá e Santa Isabel, puderam contar com uma entidade para representá-las.

Representantes de nove empresas locais fizeram parte deste movimento. O grupo era encabeçado pelo empresário Luigi Polcan, do Frigorífico Herme, que recebeu a adesão da Melitta do Brasil, Dupont-Polidura, Alumínio Penedo, Maggion, Indústria Marília, Sace, Pfizer e Iderol. “Luís Eulálio sabia do potencial do nosso parque industrial e queria instalar a delegacia regional”, declarou, na época, Luigi Polcan. Diante do grande número de indústrias locais, o CIESP percebeu a necessidade de expandir a entidade para dar melhor atendimento ao setor.

Para realizar essa expansão, no dia 18 de novembro de 1983, foi eleita a primeira diretoria do CIESP Guarulhos, composta por Luigi Polcan, como Diretor Titular, Venceslau Duque Mazutti Filho e Luiz A. Leal de Moraes, como Diretores Adjuntos. Na ocasião também foram eleitos cinco Conselheiros e cinco Suplentes. Então se concretizava o CIESP Guarulhos, uma das 43 regionais do CIESP, uma entidade para atender aos anseios do setor industrial de Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e Arujá.

O movimento cresceu na cidade, originando assim, o SESI – Serviço Social da Indústria. A Entidade trouxe unidades escolares aos beneficiários da indústria e para a comunidade em geral.

Consolidação

Para consolidar sua atuação na região, o CIESP Guarulhos obteve junto ao Poder Público municipal a doação de um terreno para construir a “Casa da Indústria”. Com a força da coletividade industrial da região, o CIESP não tardou a iniciar as obras para construção do prédio. Em 30 de agosto de 1995 foi inaugurada, na presença do empresariado local e diversas autoridades, a Sede Própria, possibilitando assim, o incremento de atividades e serviços voltados às empresas associadas.

Sede do CIESP Guarulhos

Já sentindo que a Sede não comportava o grande fluxo de industriais que transitavam em suas dependências, nas inúmeras atividades empresariais promovidas pela entidade, o CIESP Guarulhos ampliou seu prédio em 2004, incorporando cerca de 250m² de área construída ao prédio existente. Em 2011 a Sede passou por um novo processo de ampliação de cerca de 200 m². A inauguração da ampliação aconteceu em novembro de 2012 e contou com a presença do então presidente da FIESP e CIESP, Paulo Skaf.

Diretores

Como primeiro Diretor Titular da entidade, Luigi Polcan ficou no cargo até 1989. Seguido por Waldemar de Souza Teixeira, de 1989 a 1992. Depois o comando ficou sob a responsabilidade de Luiz Fernando Antônio, entre os anos de 1992 e 1998. Seguido dele, Antônio Carlos Koch, dirigiu a Entidade de 1998 a 2004. Entre os anos de 2004 e 2011, Daniele Pestelli foi o Diretor Titular. Luis Carlos Teodoro assumiu a Regional em 2011 e se licenciou do cargo no final de 2012, para assumir, na época, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Maurício Colin, atual diretor do CIESP Guarulhos

Desde então a Entidade é dirigida por Maurício Carlos Colin, já reeleito duas vezes para o cargo. Colin é industrial sócio proprietário da empresa Daicast, responsável pelas áreas comercial, financeira e administrativa da companhia. O CIESP Guarulhos congrega cerca de 400 empresas filiadas de grande, médio e pequeno porte de diversos setores.

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP presta inúmeros serviços de apoio aos industriais, sendo um interlocutor aceito pela sociedade civil e autoridades constituídas, de modo a ser polarizador de políticas públicas e indutor de ações voltadas ao desenvolvimento econômico regional.