No CIESP Guarulhos, CCR RioSP detalha ‘free flow’ e conclusão das obras na Via Dutra
- Atualizado emEntidade é única da sociedade civil de Guarulhos na Comissão Tripartite que acompanha o andamento das obras de modernização da rodovia
O CIESP Guarulhos promoveu, na tarde desta terça-feira, 21/01, encontro dos industriais da região com representantes da CCR RioSP, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra. Na reunião foram reforçadas as informações a respeito das obras de modernização do trecho entre a Marginal Tietê e o pedágio de Arujá. E os empresários puderam tirar dúvidas sobre o prazo de conclusão das obras – que têm impactado o dia a dia da indústria – e ter detalhes sobre como funcionará a cobrança do sistema “free flow” na pista expressa da rodovia.

Para o diretor titular do CIESP Guarulhos, Maurício Colin, o evento foi importante para que os industriais se programem com a proximidade da conclusão das obras e para que saibam exatamente quais serão as mudanças no tráfego da região. “Só assim poderemos avaliar o pós-obra e analisar com propriedade se as alterações foram positivas ou se teremos algo a mais para pleitear junto à concessionária”, afirmou.
O CIESP Guarulhos é a única entidade da sociedade civil da cidade na Comissão Tripartite que acompanha as obras da CCR RioSP na Via Dutra.
Estiveram presentes industriais e representantes de diversas empresas que têm sido impactados negativamente com os bloqueios e estreitamentos de pista para a realização das obras em Guarulhos.
Segundo o analista de Relações Institucionais da CCR RioSP, Otávio Melo, as obras do trecho serão finalizadas até o fim de abril. “As obras têm o objetivo de dar mais fluidez ao tráfego da região. E nosso compromisso é o de envolver um ecossistema robusto no compartilhamento das informações sobre o andamento dos trabalhos e sobre as inovações que a rodovia terá em breve”, explicou.

“Nós contamos com o CIESP para ajudar a informar os industriais e os moradores de Guarulhos. Estamos falando de cerca de 350 mil veículos por dia. É um dos maiores volumes de tráfego da América Latina. Quanto mais as pessoas souberem e entenderem nossos planos para a região, melhor para todos”, completou.
Otávio esteve acompanhado do gerente das obras na Região Metropolitana de SP, Rodrigo Ferreira, do especialista em comunicação Diogo Rocha, e do consultor de implantação Rodrigo Lumasini, que falou especificamente sobre como funcionará o sistema “free flow”.

Free flow terá cobrança proporcional ao trecho utilizado na pista expressa
O pedágio eletrônico “free flow” permite aos motoristas escolherem viajar entre a pista expressa ou a pista marginal, dependendo das condições de trânsito. O sistema visa otimizar o fluxo de veículos, oferecendo uma alternativa mais rápida e eficiente de deslocamento, ao mesmo tempo em que reduz congestionamentos e melhora a mobilidade.
O motorista que utiliza a pista expressa da Via Dutra da capital até a praça de pedágio em Arujá – e vice-versa – não irá pagar tarifa ao cruzar os pórticos do free flow, sendo cobrado apenas no pedágio físico em Arujá.