Compromissos com a indústria e a sociedade - CIESP Guarulhos

Compromissos com a indústria e a sociedade

Rafael Cervone*
Maurício Colin**

A Diretoria Regional do CIESP de Guarulhos, que comemora 42 anos em 13 abril, tem a imensa responsabilidade de representar, defender e promover o desenvolvimento industrial na maior cidade não capital, uma das maiores economias do Brasil e um dos principais eixos logísticos da América Latina. Além do Aeroporto Internacional “Governador André Franco Montoro”, maior terminal aéreo do País e fundamental para o transporte de cargas e passageiros, o município é cortado por três importantes rodovias: Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna. Possui diversificado parque industrial, com empresas nos setores automobilístico, metalúrgico, químico e de tecnologia.

O CIESP Guarulhos também possui sub-regionais em Mairiporã, Arujá e Santa Isabel. A primeira, próxima à Capital, é um polo fabril com mão de obra qualificada e recursos naturais. Destaca-se nas áreas de metalurgia, química e eletrônica. A segunda tem relevância nos setores de logística, metalurgia e plásticos. A terceira cidade desempenha papel significativo na indústria regional. Sua localização estratégica a torna um polo relevante em segmentos como metalurgia, química e alimentos. A Diretoria Regional é parceira relevante, promovendo o desenvolvimento setorial e fortalecendo a economia da região.

É assim que tem trabalhado desde sua fundação. Em 30 de agosto de 1995, inaugurou sua sede própria, em terreno concedido pelo poder público. Isso possibilitou o incremento de atividades e serviços voltados às empresas associadas. Em 2011, o local foi ampliado em 200 metros quadrados. Além da defesa da indústria, a entidade é engajada em questões importantes do município. Um exemplo foi sua liderança, em 2022, na discussão da sociedade sobre a Taxa de Resíduos Sólidos instituída pela prefeitura. A mobilização foi bem-sucedida, com o anúncio de que a cobrança seria revogada.

As parcerias com o Senai também são iniciativas importantes do CIESP Guarulhos. Em 21 de janeiro de 2013, iniciaram-se as aulas dos cursos profissionalizantes no Centro de Treinamento Industrial da instituição, em escola instalada em área cedida pela prefeitura de Arujá, a pedido da Regional. O mesmo ocorreu em Mairiporã, em 2010. Santa Isabel recebeu escolas móveis. Além disso, Guarulhos ganhou a segunda unidade do Senai, no Jardim Presidente Dutra, em outubro de 2015, graças à ajuda e articulação de nossa entidade.

O CIESP Guarulhos também tem trabalhado para que uma área inicialmente destinada a um parque tecnológico fosse redirecionada para novas indústrias, considerando que a cidade já possui diversas instituições e fábricas com laboratórios capazes de promover inovação. Recentemente, a prefeitura acolheu a sugestão e definiu que o espaço terá legislação própria para novas empresas ou ampliação das já existentes.

Em outra frente, a Diretoria Regional auxiliou o Sebrae-SP na implantação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) em escolas do município. O projeto estimula estudantes, já nos primeiros anos, a pensarem como empresários. Nossa entidade também é a única da região a participar ativamente do grupo tripartite responsável por atualizar o andamento das obras na Rodovia Presidente Dutra, concedida à CCR RioSP. Está envolvida, ainda, em discussões com a Sabesp, desde que a companhia assumiu o fornecimento de água e tratamento de esgoto na cidade, e participa de debates sobre tarifas de transporte público, incentivos fiscais, proteção animal, manutenção de viaturas do Canil da Guarda Municipal, Natal Solidário do SESI e outras demandas de associados.

Todo esse engajamento demonstra o compromisso do CIESP Guarulhos com o bem-estar da comunidade. A Diretoria Regional, na presente gestão, tem atuado com autonomia e muito empenho, liderou diversas ações e identificou importantes demandas da indústria local. Ademais, mantém interlocução ágil e direta com o Poder Executivo e suas secretarias, fortalecendo a relação entre o setor e a prefeitura. É um trabalho amplo e incansável dos diretores e colaboradores em favor do parque fabril, que converge para o desenvolvimento sustentado da cidade e região.

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

** Maurício Colin é o diretor-titular do Ciesp de Guarulhos.