Você esta usando um navegador desatualizado. Para uma experiência de navegação mais rápida e segura, atualize gratuitamente hoje mesmo.
  • calendar_month
  • update
  • share Compartilhe

O CIESP Alto Tietê tem um papel essencial, atuando como articulador de oportunidades, desenvolvimento e inovação.

No dia 5 de setembro de 2025, o CIESP Alto Tietê celebra 64 anos de história. No início da década de 1960, o desenvolvimento industrial de Mogi das Cruzes e da região já era expressivo. Diante desse cenário, um grupo de empresários decidiu criar uma delegacia regional do CIESP no município, com o objetivo de unir os industriais em torno de metas comuns. O primeiro encontro para discutir a proposta ocorreu no início de 1961 e, ainda no mesmo ano, foi designada uma comissão para implantar a nova unidade.

A regional do CIESP Alto Tietê atende, além de Mogi das Cruzes, os municípios vizinhos de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema, ampliando sua atuação e representatividade em toda a região.

Localizada a cerca de 50 km da capital paulista, Mogi das Cruzes está no coração do Alto Tietê, sendo cortada de leste a oeste pelo rio que dá nome à região. Com aproximadamente 468 mil habitantes (IBGE, 2024) e um IDH de 0,783 (2010), a cidade foi marcada, ao longo do século XX, pela chegada de imigrantes, especialmente japoneses, e pelo crescimento industrial que acompanhou o desenvolvimento econômico nacional da época.

Com um setor industrial diversificado, Mogi se destaca especialmente nas áreas de fabricação de peças automotivas, materiais elétricos e máquinas e equipamentos. A cidade conta com quatro principais parques industriais: Taboão, Cocuera, Braz Cubas e Cezar de Souza, e é um importante polo de crescimento econômico, atraindo empresas nacionais e internacionais.

O CIESP Alto Tietê tem um papel essencial, atuando como articulador de oportunidades, desenvolvimento e inovação. Por meio de cursos, eventos e encontros de negócios, promove a integração entre empresas, fomenta o crescimento industrial e fortalece a economia local.

Ao longo de sua trajetória, o CIESP Alto Tietê tem demonstrado a força da união das empresas em torno de uma entidade sólida como o CIESP, que reúne mais de 8 mil associados em todo o Estado, em prol da representatividade e do crescimento da indústria paulista.