Golpe da mala: líbio-brasileiros presos na Turquia têm julgamento adiado…
- Atualizado emCasal foi preso na Turquia após ter etiquetas de malas trocadas por outras com drogas
Imagem: Reprodução…
O casal líbio-brasileiro preso na Turquia após ter as etiquetas das malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos teve o julgamento adiado para maio…
O que aconteceu
Julgamento deveria acontecer nesta quinta-feira (7), mas um das testemunhas faltou. Nova data ficou marcada para 21 de maio, segundo a advogada Luna Provázio, que os representa no Brasil.
Defesa de Ahmed e Malak Hasan está confiante. “A audiência tem um bom prognóstico. Foram ouvidas algumas testemunhas, que são funcionários da alfândega do Aeroporto de Istambul. Eles foram ouvidos e questionados se tinham alguma narrativa que pudesse incriminar o casal, e não houve nenhuma prova desfavorável a eles”, explicou…
“Foram ouvidos dois funcionários da alfândega, entretanto, um outro funcionário listado no rol de testemunhas não compareceu à audiência e, por esse motivo, o tribunal decidiu marcar uma nova audiência para 21 de maio”, disse a advogada
Casal vai seguir preso. A advogada explicou que Ahmed e Malak seguem detidos até a próxima audiência a pedido do Ministério Público turco.
Os dois não são considerados suspeitos pela polícia brasileira. A suspeita é de que a dupla tenha sido vítima da mesma quadrilha que incriminou duas brasileiras por tráfico na Alemanha trocando etiquetas de bagagem.
Advogada cobrou ação do governo brasileiro. Segundo a defensora, autoridades brasileiras precis…
Entenda o caso
Ahmed Hasan viajou com a esposa e o filho para a Turquia em outubro de 2022 e, de lá, foram para a Líbia. A viagem ocorreu sem qualquer intercorrência.
Em maio de 2023, Hasan foi sozinho à Turquia e, ao chegar no país, foi preso. A acusação é por tráfico internacional de drogas.
As malas com 43 quilos de cocaína saíram de Guarulhos para a Turquia em 26 de outubro de 2022, quatro dias depois de Hasan ter embarcado. A informação foi dada pelo delegado Felipe Lavareda, da Polícia Federal, ao Fantástico.
Em dezembro, Ahmed e Malak Hasan tiveram prisão preventiva decretada A decisão da Justiça turca ocorreu mais de um ano após o crime o qual são apontados.
Malak estav…
O casal tem dois filhos, ambos com menos de três anos. A defesa do casal não informou com quem as crianças estão.
Malas trocadas
Investigadores suspeitam que a etiqueta da bagagem de Ahmed tenha sido arrancada no dia do embarque dele, mas guardada para ser usada depois. A droga passou por um ônibus de transporte de passageiros, por uma carreta (que faz os transportes dentro do aeroporto) e por um galpão dentro de Guarulhos antes de ser colocada no avião, segundo informações dadas pela PF ao Fantástico. Na ocasião, o Aeroporto de Guarulhos afirmou que o manuseio das bagagens é responsabilidade das companhias aéreas…