Capitais do Sul e do Sudeste registram recorde de frio
- Atualizado emPorto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro registraram recorde de baixa temperatura para 2023 nos últimos dias de agosto
Foto: São Paulo (SP),por Marcelo Pinheiro
A brusca e forte queda da temperatura que começou a ocorre no último fim de semana de agosto foi prevista pela Climatempo desde o começo da semana passada. As capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro registraram as tardes mais frias do ano neste início de semana.
A tarde do domingo, 28, foi gelada no estado de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, com temperaturas que não superaram a marca dos 20°C. Foi um choque térmico brutal, diante da onda de calor da semana passada, quando a temperatura passou dos 39°C na cidade do Rio de Janeiro, chegou a quase 38°C no interior paulista e aos 40°C no norte de Minas Gerais.
Combinação perfeita para esfriar
O frio intenso voltou a ser sentido no Sul e no Sudeste do Brasil e foi ocasionado por uma combinação perfeita para fazer um dia gelado: céu nublado (falta de sol), chuva e entrada de ar frio de uma forte massa de ar, de origem polar.
Esta massa de ar frio veio associada a uma frente fria, que casou a grande mudança no tempo observada sobre o Brasil a partir da sexta-feira, 25 de agosto de 2023, e ainda se movimenta sobre a costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Mas a tendência é de que esse ar frio vá se afastando gradualmente do Brasil nos próximos dias. Assim, a semana que começou gelada vai terminar quente, mas com calor dentro do normal.
Tarde mais fria do ano em São Paulo
A cidade de São Paulo teve recordes consecutivos de tarde mais fria do ano no fim de semana, com 16,1°C sábado, 26/8, e 13,1°C de temperatura máxima no domingo, 27
No domingo, 27/8, a temperatura máxima foi de apenas 13,1°C, a menor do ano. No sábado, 26, e na segunda-feira, 28, a máxima foi de 16,1°C, que é a segunda menor máxima de 2023, até agora. As temperaturas foram coletadas na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, pelo Instituto Nacional de Meteorologia
Mas não foi a primeira vez que fez frio assim em agosto. Em 2020, a capital paulista teve uma situação ainda mais gelada. Às 15 horas de 21 de agosto de 2020, a temperatura no Mirante de Santana foi de apenas 9,3°C. Esta foi a segunda menor temperatura neste horário, em um dia de agosto, em 60 anos.
Menor temperatura do ano em Porto Alegre
A madrugada desta segunda-feira, 28 de agosto, foi a mais fria do ano até agora em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 3,8°C de temperatura mínima. O recorde anterior de menor temperatura em 2023 era de 4,6°C, em 15 de julho. No domingo, 27/8, Porto Alegre teve a terceira menor temperatura do ano, com a marca de 4,7°C.
Tarde mais fria do ano no Rio de Janeiro
A tarde do domingo, 27 de agosto, foi a mais fria de 2023 até agora na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de apenas 19,2°C na estação meteorológica automática da Marambaia, na zona oeste carioca. Este valor foi igualado na tarde da segunda-feira, 28 de agosto.
O recorde anterior de menor máxima do ano era de 21,2°C, no dia 14 de agosto.
Tarde mais fria do em Curitiba
Curitiba, capital do Paraná, começou a gelar na sexta-feira, 25, quando temperatura baixou para cerca de 17°C depois de um dia com calor de quase 30°C.
As tardes do último fim de semana de agosto foram com temperaturas máximas em torno dos 14°C. Na segunda-feira, 28 de agosto, Curitiba teve a tarde mais fria de 2023, com temperatura máxima de apenas 11,2°C, de acordo com a medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 12,8°C, em 18 de julho.
Segunda tarde mais fria do ano em Belo Horizonte
A temperatura máxima em Belo Horizonte na segunda-feira, 28 de agosto, foi de 21,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação de Santo Agostinho. Foi a segunda menor temperatura máxima em 2023. O recorde de menor máxima é de 20,5°C, em 5 de julho.