CAMINHOS PARA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO II - Taubaté

CAMINHOS PARA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO II

CAMINHOS PARA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO II


 Sérgio dos Santos

PÚBLICO-ALVO:

Fabricante, produtor, exportador, importador, comercial importadora, trading company, despachante aduaneiro, agente de carga, companhia de remessas internacionais embarcadores internacionais e outros profissionais de comércio exterior que interagem no processo de exportação e de importação.

OBJETIVO:

Preparar e capacitar os profissionais das empresas que atuam em comércio exterior sobre o ambiente institucional do comércio exterior, bem como conhecer os instrumentos utilizados no comércio internacional e o processo de internacionalização das empresas brasileiras.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

A metodologia de ensino consiste em apresentação expositiva teórica e prática utilizando diretamente o Portal Único de Comércio exterior.

ESTRUTURA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

  • Instituições
  • Regras Mecanismos

FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS NO COMÉRCIO EXTERIOR ADMINISTRATIVA

  • Aduaneira Comercial Cambial/Financeira Fiscal
  • Logística
  • Promoção Comercial

TRATAMENTOS PREFERENCIAIS

  • Preferências tarifárias

ALADI E MERCOSUL

  • Preferência Tarifária Regional Acordos de Alcance Regional Acordos de Alcance Parcial

SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIAS (SGP)

SISTEMA GLOBAL DE PREFERÊNCIAS COMERCIAIS (SGPC)

MARKETING INTERNACIONAL

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA

PRODUTO, PREÇO, MERCADO E PROMOÇÃO COMERCIAL

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO NO MERCADO EXTERNO

  • Venda direta Venda indireta

VENDA AO EXTERIOR COM ENTREGA NO PAÍS OU EXPORTAÇÃO FICTA

OPERAÇÃO BACK TO BACK

SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

  • Classificação SH
  • RGI NESH RGC
  • Como classificar