CAMINHOS PARA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO II
CAMINHOS PARA EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO II
PÚBLICO-ALVO:
Fabricante, produtor, exportador, importador, comercial importadora, trading company, despachante aduaneiro, agente de carga, companhia de remessas internacionais embarcadores internacionais e outros profissionais de comércio exterior que interagem no processo de exportação e de importação.
OBJETIVO:
Preparar e capacitar os profissionais das empresas que atuam em comércio exterior sobre o ambiente institucional do comércio exterior, bem como conhecer os instrumentos utilizados no comércio internacional e o processo de internacionalização das empresas brasileiras.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A metodologia de ensino consiste em apresentação expositiva teórica e prática utilizando diretamente o Portal Único de Comércio exterior.
ESTRUTURA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
- Instituições
- Regras Mecanismos
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS NO COMÉRCIO EXTERIOR ADMINISTRATIVA
- Aduaneira Comercial Cambial/Financeira Fiscal
- Logística
- Promoção Comercial
TRATAMENTOS PREFERENCIAIS
- Preferências tarifárias
ALADI E MERCOSUL
- Preferência Tarifária Regional Acordos de Alcance Regional Acordos de Alcance Parcial
SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIAS (SGP)
SISTEMA GLOBAL DE PREFERÊNCIAS COMERCIAIS (SGPC)
MARKETING INTERNACIONAL
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA
PRODUTO, PREÇO, MERCADO E PROMOÇÃO COMERCIAL
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO NO MERCADO EXTERNO
- Venda direta Venda indireta
VENDA AO EXTERIOR COM ENTREGA NO PAÍS OU EXPORTAÇÃO FICTA
OPERAÇÃO BACK TO BACK
SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS
- Classificação SH
- RGI NESH RGC
- Como classificar