Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa hoje em SP - Taubaté

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa hoje em SP

Vacina é oferecida nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) do estado

O governo do estado de São Paulo inicia nesta segunda-feira (27) a campanha de vacinação contra a poliomielite, a paralisia infantil.

A campanha vai até o dia 14 de junho e tem o objetivo de imunizar 95% das crianças entre 1 e 5 anos.

A vacina é oferecida nas Unidade Básicas de Saúde (UBSs) do estado. Para realizar a imunização, os responsáveis devem ter a carteirinha de vacinação da criança em mãos.

Cobertura vacinal

O índice de vacinação contra a poliomielite vinha caindo desde 2016, último ano que o país registrou uma cobertura acima de 90%, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2022, o percentual de vacinação foi de 72% no país.

Em São Paulo, a taxa fechou um pouco acima naquele ano, em 77,13%. No ano passado, houve uma recuperação no estado, a 85,65%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.

Contudo, a cobertura vacinal segue abaixo do patamar esperado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que é de vacinar entre 90% e 95% do público-alvo.

A taxa de vacinação em queda acendeu um alerta para a potencial reintrodução do poliovírus no Brasil, erradicado no país desde 1994. A campanha é fundamental para que esse risco seja mitigado, segundo Ligia Nerger, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

“A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe. Além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, afirma Nerger.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores de maneira irreversível. Em alguns casos, a infecção pode evoluir ao óbito. A vacinação é a principal forma de prevenção ao vírus.