Em Rio Grande, no sul do estado, há bairros que tiveram a chegada de água que escoou para a Lagoa dos Patos, se espalhando por Pelotas e região. Um morador, identificado como seu Rui, foi flagrado dentro de sua casa alagada, andando com botas para se proteger da água.
Os móveis foram erguidos com tijolos e objetos como cadeiras ficaram submersos. Seu Rui explicou que insiste em ficar em casa devido aos relatos de furtos e saques. Veja no vídeo acima.
No bairro, os moradores se organizaram em uma espécie de patrulha, com cada um fazendo vigília noturna para garantir que as casas não sejam invadidas.
A Defesa Civil e prefeituras de cidades afetadas, como Rio Grande, Canoas, Pelotas e Porto Alegre, orientam que as pessoas não voltem às áreas alagadas. A Polícia Civil afirma que não há descontrole na segurança pública, embora os níveis de criminalidade possam ter diminuído devido aos alagamentos.
Apesar dos riscos, é compreensível que as pessoas tentem preservar o patrimônio construído ao longo da vida. No entanto, as autoridades ressaltam a importância de priorizar a segurança e aguardar a água baixar antes de retornar às residências.