Vulcão onde chinesa morreu tem ‘lava’ azul, lago ácido e fumaça de enxofre
- Atualizado emVulcão Ijen fica na Indonésia e atrai centenas de turistas todos os dias
Imagem: Getty Images…
Uma turista chinesa morreu após cair dentro do vulcão Ijen, na Indonésia. Ela teria tropeçado na roupa que usava enquanto se posicionava para tirar uma foto. O caso ocorreu no último sábado (20)…
Como é o vulcão Ijen
O Ijen é um complexo vulcânico localizado perto da costa oriental da ilha de Java, na Indonésia. A Indonésia tem cerca de 130 vulcões ativos e registra atividade sísmica e vulcânica com frequência, pois está situada no “Círculo de Fogo do Pacífico”.
Atração turística com lago ácido. O vulcão Ijen, que se tornou uma atração turística e é o mais famoso da região, tem um lago azul-turquesa famoso por ser o “mais ácido do mundo”, segundo a Unesco. O lago fica na cratera do vulcão e tem quase um quilômetro de comprimento…
A região do Ijen ganha um brilho misterioso durante a noite. O brilho azul, incomum para um vulcão, não é lava, mas sim a luz produzida pela combustão de gases sulfúricos. Ela é chamada de “lava azul” ou “fogo azul”…
Cratera emite brilho incomum, chamado de “fogo azul”
Imagem: Getty Images/iStockphoto…
São as altas concentrações de enxofre e as temperaturas superiores a 360°C na cratera Ijen que criam um ambiente único para a formação de “fogo azul” — embora a maioria dos vulcões produza fogo vermelho ou laranja. O fenômeno só é visto durante a noite porque a luz solar prejudica a visibilidade das chamas azuis…
‘Lava’ azul do vulcão Ijen pode ser vista durante a noite
Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons / Jakub Ha?un…
A região do Ijen ganha um brilho misterioso durante a noite. O brilho azul, incomum para um vulcão, não é lava, mas sim a luz produzida pela combustão de gases sulfúricos. Ela é chamada de “lava azul” ou “fogo azul”.
São as altas concentrações de enxofre e as temperaturas superiores a 360°C na cratera Ijen que criam um ambiente único para a formação de “fogo azul” — embora a maioria dos vulcões produza fogo vermelho ou laranja. O fenômeno só é visto durante a noite porque a luz solar prejudica a visibilidade das chamas azuis.
O ácido também é responsável pela cor incomum da água. O lago da cratera no topo do vulcão é o maior corpo de água do mundo cheio de ácido clorídrico, de acordo com o National Geographic. O local se tornou ácido porque o vulcão emitiu gás cloreto de hidrogênio, que reagiu com a água e formou um ácido clorídrico altamente condensado com pH quase 0.
Outro perigo do vulcão é sua fumaça tóxica, que pode surgir de repente a partir de fissuras nas rochas. Essa fumaça não é apenas vapor, mas sim sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre. Essa substância faz arder os olhos e pode até queimar os pulmões e corroer a pele
Um dos perigos do vulcão é sua fumaça tóxica
Imagem: Getty Images…