Fóssil achado por criança em praia na Inglaterra é de réptil com 25 metros…
- Atualizado emA nova espécie de ictiossauro pode ter rivalizado em tamanho com a baleia azul
Imagem: Reprodução/Plos One/Redes Sociais/@Dean_R_Lomax…
Uma mandíbula gigante, encontrada por uma menina de 11 anos e seu pai em uma praia na Inglaterra, pertence a uma nova espécie de ictiossauro, que viveu há 200 milhões de anos…
O que os cientistas descobriram
A ossada foi achada em 2020, por Ruby Reynolds, e o pai, Justin, na praia de Blue Anchor, em Somerset. Após quatro anos de estudos, cientistas acreditam que o fóssil pertença a uma nova espécie do maior réptil marinho já existente: o ictiossauro.
Ictiossauro viveu há cerca de 200 milhões de anos. Batizada de Ichthyotitan severnensis, que significa “peixe-lagarto gigante do Severn” (rio que deságua no canal de Bristol), ela é um tipo de ictiossauro, que viveu durante o tempo dos dinossauros, no final do período Triássico…
Animal estava em fase de crescimento. Análise histológica realizada por Marcello Perillo, da Universidade de Bonn, revelou que o animal provavelmente ainda estava em crescimento no momento da morte.
O réptil teria ao menos 25 metros de comprimento. A espécie representa “o maior réptil marinho” que já existiu, segundo explica Dean Lomax, paleontólogo da Universidade de Bristol e coautor do estudo publicado ontem (17) no jornal científico Plos One.
A estimativa de tamanho foi obtida comparando a descoberta com outros fósseis. Os pesquisadores compararam o tamanho da mandíbula encontrada na Inglaterra, cuja curvatura possui mais de dois metros de comprimento, a uma descoberta anteri…