Ciclone deixa RS e abre espaço para frente fria em SP e RJ
- Atualizado emAlém do frio, chuva deve atingir a capital paulista a partir desta terça-feira
O ciclone extratropical que deixou pelo menos quatro mortos no Rio Grande do Sul se afasta do Brasil e abre espaço para o avanço de uma frente fria em direção ao sudeste. As temperaturas altas registradas no começo da semana diminuem e há chuva em toda a região.
Previsão para o Brasil
No sul, leste e na Grande São Paulo o tempo chuvoso iniciou na madrugada e seguirá até o fim da tarde. Nas regiões centro, oeste e norte do estado as pancadas de chuva devem alternar com períodos de sol ao longo de todo o dia, segundo o Climatempo.
Em Santos, onde a sensação térmica se aproximou dos 40ºC ontem, há alerta de queda brusca de temperatura para amanhã, quando a máxima deve ser de 21ºC e a mínima de 18ºC.
Pancadas de chuva serão registradas à tarde de à noite no estado do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e em três regiões diferentes de Minas: Zona da Mata, Triângulo Mineiro e centro-oeste.
Não deve chover no centro e no norte do Espírito Santo, e no norte e leste de Minas Gerais.
No centro-oeste, há chances de pancadas de chuva de curta duração em Campo Grande, Goiânia e Cuiabá.
Chuva forte será registrada no centro-sul de Goiás e no nordeste de Mato Grosso do Sul. Não deve chover nas outras áreas da região.
No nordeste, pode chover forte nas cidades de Salvador e Recife e há previsão de pancadas de chuva nas áreas da Chapada da Diamantina e em toda região de litoral, Agreste e Zona da Mata de Sergipe ao Ceará.
No norte, pancadas de chuva devem atingir o centro, sul e oeste do Amazonas; Acre; Rondônia; Amapá; norte e litoral do Pará e norte de Roraima.
No sul, rajadas de vento devem atingir a serra catarinense e gaúcha, assim como o leste e o litoral do Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Sul, também há risco de geada nas proximidades da fronteira com o Uruguai.