Guerra na Ucrânia: Zelensky reivindica pequenos avanços no sul do país
- Atualizado em
Na frente leste, as tropas ucranianas recuperaram na última semana de combates um quilômetro quadrado ao sul de Bakhmut, cidade capturada em maio por Moscou
A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira, 28, que recuperou uma pequena localidade na frente de recuperou uma pequena localidade na frente de combate sul, onde suas tropas esperam avançar na difícil contraofensiva em curso contra as linhas de defesa russas.
Depois de acumular equipamentos militares fornecidos pelos aliados ocidentais, Kiev iniciou em junho a aguardada contraofensiva para atacar as posições russas que foram reforçadas nos últimos meses
As autoridades ucranianas afirmam que os avanços são lentos, mas seguros, enquanto Moscou insiste que a contraofensiva de Kiev está fracassando.
“Robotyne foi liberada. Nossas forças estão avançando ao sudeste de Robotyne e ao sul de Mala Tokmachka”, afirmou a vice-ministra ucraniana da Defesa, Ganna Malyar.
Locais recuperados
A localidade recuperada fica no eixo de ataque das cidades de Tokmak e Melitopol, ocupadas pelas forças russas. Kiev tem como objetivo romper a continuidade dos territórios ocupados por Moscou no sul e leste do país.