Scania e Wheaton participam do lançamento do Programa Mais Empregabilidade do CIESP SBC - São Bernardo do Campo

Scania e Wheaton participam do lançamento do Programa Mais Empregabilidade do CIESP SBC

Como Mais Empregabilidade atuará conectando talentos e empresas

O cenário pós pandemia acelerou uma série de transformações que já vinham ocorrendo nos Departamentos de Recursos Humanos das empresas, no que se refere a recrutamento e seleção, treinamento de lideranças, motivação dos colaboradores, entre outros.

Diante disso, o CIESP SBC promoveu, no último dia 13 de setembro, a plenária Como descobrir e manter os talentos em sua empresa. Na ocasião, foi realizado o lançamento da plataforma Mais Empregabilidade.

Na primeira parte do encontro, Mauro Miaguti, Diretor Titular o CIESP SBC, comandou um painel com a participação de Jéssica Fernandes, Gerente de Grupo de Recrutamento e Seleção da Scania, e Dener Goudinho, Diretor do Grupo de RH do CIESP SBC e Gerente de Recursos Humanos e Logística da Wheaton do Brasil. Entre os temas discutidos estavam a digitalização do trabalho, o home office, conflitos geracionais, desenvolvimento de soft skills e saúde mental.

“O cenário pós-pandemia trouxe a questão da digitalização muito forte. O home office e o sistema hibrido são preferências para muitas pessoas”, explicou Jéssica Fernandes.

Para Dener Goudinho, a digitalização é uma realidade que não pode mais ser modificada, e as empresas precisam investir em ferramentas que facilitem o processo: “A primeira pergunta que fazem na primeira entrevista é se haverá  home office ou não. Além disso, o trabalho de 4 dias já é um tema recorrente em fóruns.”

Outro ponto abordado pelo painel foi a questão da saúde mental. “No pós- pandemia, o jovem que está chegando ao mercado de trabalho tem mais dificuldade de relacionamento. A Scania tem a área de gestão da saúde, com programas de apoio à promoção da saúde física e mental.”, explicou Fernandes. Na Wheaton, a preocupação com a saúde mental também é tema recorrente: “É preciso cuidar do emocional dos colaboradores. Cada vez mais serão necessários investimentos nesse sentido. As pessoas, independentemente da idade, estão mais sensíveis.”

No que diz respeito ao recrutamento e seleção, tanto na Scania quanto na Wheaton, o alinhamento com a cultura empresarial (valores e propósitos), além das competências comportamentais, têm sido levados mais em conta do que a competência técnica. Com isso, o programa Mais Empregabilidade será uma ferramenta importante para alinhar as expectativas. Jéssica e Dener foram unânimes ao afirmar que a competência técnica pode ser ensinada, enquanto a competência comportamental é mais difícil de desenvolver.

Jéssica Fernandes destacou que: “Quando se fala em competências comportamentais, o que as empresas mais sentem falta é a atitude de protagonismo, resiliência, flexibilidade, controle emocional e disponibilidade para o aprendizado constante com o objetivo de se adaptar às constantes mudanças da sociedade, além do trabalho em equipe.”

As duas empresas também contam com programas de desenvolvimento de lideranças e promovem o respeito aos colegas. Dener Goudinho falou sobre o assunto: “Existem brincadeiras que não cabem mais, e é preciso trabalhar a atualização para que todos tenham consciência das mudanças comportamentais da sociedade.” Jéssica Fernandes complementou: “A brincadeira que é engraçada para um, não é para o outro, e por isso é importante o respeito e a conscientização.”

Em relação à troca de experiências entre gerações, a  Wheaton conta com um programa de mentoria interna, que visa aproveitar o conhecimento dos profissionais que estão prestes a se aposentar, tornando-os mentores dos mais jovens, principalmente aqueles identificados como potenciais sucessores. A Scania também conta com equipes multigeracionais e possuí um programa de mentoria focado no desenvolvimento de líderes. Para Jéssica, é importante apoiar a formação de talentos, já que muitas pessoas estão mudando de carreira, fazendo a segunda graduação e buscando primeira oportunidade.

Ela enfatizou que “Os empregos não vão acabar, mas vão mudar e todos precisam se adaptar e buscar o conhecimento. Ao selecionar uma pessoa, é automático buscarmos aquelas parecidas conosco, mas se eu pudesse dar uma dica, seria buscar quem nos complementa. A diversidade faz grande diferença nas empresas de hoje. Vale a pena.”

Dener Goudinho  ressaltou a importância do investimento no ser humano: “É preciso investir no ser humano. Ferramentas que pensem nas pessoas, nos comportamentos e como elas podem se adaptar ao ambiente das empresas.”

Finalizando a primeira parte do evento, Mauro Miaguti destacou a importância da valorização da qualidade de vida dos colaboradores: “Quando a pessoa reconhece seus talentos e os adequa às necessidades da empresa, ambas as partes ganham, e é exatamente por isso que desenvolvemos o programa Mais Empregabilidade, um banco de talentos com inteligência comportamental que conectará empresas com vagas disponíveis a profissionais em busca de novos desafios e que se adequam às necessidades que o cargo exige, indo muito além das competências técnicas.”

MAIS EMPREGABILIDADE

Na parte final do evento, Marcio Moroni e Marcus Moroni, da Dynami Atitude Assertiva, explicaram o funcionamento da plataforma.

“As diferenças geracionais impactam os relacionamentos. É desafiador formar times heterogêneos. O Mais Empregabilidade será um banco de dados onde o empreendedor terá em mãos, não só um currículo técnico, mas também o histórico de habilidades. O software faz um match considerando aspectos técnicos, habilidades e faz uma lista dos currículos que são mais próximos das necessidades das empresas.”, explicou Márcio Moroni, que também destacou o fato de que uma pesquisa recente mostrou que o item salário é o terceiro fator determinante para os jovens que estão em busca de um emprego: “O primeiro fator é a possibilidade de desenvolvimento profissional, o segundo reconhecimento, e as empresas precisam estar atentas a essa questão.”

O Mais Empregabilidade já está em funcionamento e pode ser acessado através do site: https://maisempregabilidade.vagas.solides.com.br/