Rodada de Negócios do ABCD realiza mais de 1.500 reuniões entre empresas fornecedoras e compradoras
- Atualizado emEvento foi considerado histórico por ter atraído grandes multinacionais do ABCD
Mais de cem empresas participaram na tarde desta terça (10), da Rodada de Negócios promovida pelos Ciesps (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) São Bernardo, Santo André, São Caetano do Sul e Diadema. O evento, que aconteceu no SESI de Diadema, é considerado o maior realizado pela entidade no estado desde a pandemia de covid-19.
Ao todo, 32 empresas âncoras participaram, sendo 14 de São Bernardo do Campo, e 175 fornecedoras.
O vice-diretor do CIESP SBC, Eduardo Batistella Mazurkyewistz falou sobre a importância do evento para entidade: “A rodada de negócios é importante, principalmente, para os pequenos e médios empresários, porque é uma oportunidade das empresas falarem com a grande indústria”
Mauro Miaguti, Diretor Titular do CIESP SBC ressaltou a mobilização da regional para atrair as grandes empresas: “Nossa equipe realizou um trabalho muito forte para levar ao evento grandes empresas âncoras, assim como as demais regionais da região, com o objetivo de fomentar negócios entre empresas da região, fortalecendo o Grande ABC. Esse tem sido, inclusive, um trabalho que vem sendo realizado pelo CIESP SBC já há algum tempo.”
Entre as âncoras de São Bernardo do Campo estavam: Volkswagen do Brasil, ACRILEX TINTAS ESPECIAIS S.A., Scania Brasil, Wheaton Brasil Vidros, Termomecanica, Alumbra Produtos Elétricos e Eletrônicos Ltda, BASF, B. Grob do Brasil S/A, TUM – Trefilação União de Metais, Spraying Systems do Brasil, Fiamm Latin América, Multicel Pigmentos Indústria e Comércio, SMC, Jose Murilia Bozza Comercio E Industria .
Economia aquecida
O presidente em exercício do Ciesp, Francesconi Júnior, participou da abertura do evento e elogiou a capacidade de atrair empresas âncoras do evento. Segundo Francesconi, a rodada vai ao encontro de um dos papeis mais importantes do Ciesp, que é o de “gerar negócios entre associados”.
Ele avalia ainda que o momento é de aquecimento para a economia brasileira, inclusive para a indústria.
Multinacionais na Rodada
A advogada Clarice Ferreira, da área de Relações Institucionais da Volkswagen, lembra que as grandes empresas multinacionais, que fazem o papel de âncora, muitas vezes enfrentam dificuldades para encontrar fornecedores nos países onde estão suas filiais e que, a responsabilidade social, prevê que as empresas tenham o compromisso de fomentar as cadeias locais de fornecimento.
De acordo com ela, apesar de se tratar de um negócio global, grandes multinacionais como a Volkswagen, têm características específicas que envolvem desenvolver os produtos no Brasil, o que implica na necessidade de conhecer fornecedores que entendam a realidade local, interpretando as necessidades e gerando produtos.
“Hoje quando a gente fala de responsabilidade social, a gente também tem um compromisso de desenvolver a cadeia de fornecedores local. Então, ter a oportunidade de estar aqui hoje e só nessa tarde conversar com mais de 20 pequenas e médias empresas do grande ABC, prospectando possíveis negócios é, sem dúvida, um braço que a Volkswagen quer cada vez mais trabalhar para poder estar no território em que ela atua”, afirmou a advogada.