Primeiro brasileiro CEO da Volkswagen do Brasil recebe medalha inédita do CIESP SBC
- Atualizado emMedalha Peter Gottschalk foi entregue em cerimônia realizada na FIESP
Em cerimônia realizada na sede da FIESP, em São Paulo, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional São Bernardo do Campo (Ciesp SBC) celebrou seus 63 anos de atuação com a entrega da primeira Medalha Peter Gottschalk, homenagem que reconhece a trajetória de empresários que contribuem de forma significativa para o setor industrial.
O evento também integrou as comemorações pelo Dia da Indústria, celebrado em maio, e reuniu autoridades, empresários e lideranças industriais de todo o Estado.
O evento contou com a presença do Presidente do Ciesp e vice-presidente da Fiesp, Rafael Cervone, que falou sobre a relevância do prêmio: “É importante premiarmos os nossos empreendedores, nossos empresários, que se superam 24h por dia, todos os dias, já que como empresários, estamos sempre sendo surpreendidos com alguma novidade”. Ele também aproveitou para enaltecer o trabalho dos diretores regionais do Ciesp, como Mauro Miaguti, que atuam na ponta, ouvindo, acolhendo e agindo em prol das necessidades das empresas. Hoje a entidade possui 42 regionais.
A medalha leva o nome de Peter Gottschalk, referência histórica da indústria brasileira. O primeiro homenageado foi Ciro Possobom, atual CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, que entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a ocupar o mais alto cargo da montadora no país. A escolha reforça a importância de reconhecer lideranças que aliam competência, visão estratégica e compromisso com o desenvolvimento nacional.
“É uma grande honra ser homenageado como Industrial do Ano pelo Ciesp São Bernardo do Campo, com a medalha Peter Gottschalk. Primeiramente pela trajetória do empresário que tanto inovou e contribuiu com o desenvolvimento social e econômico da cidade e do País, deixando um legado. É um reconhecimento que dedico ao time Volkswagen do Brasil, que construiu essa história de sucesso: mais de 200 mil colaboradores já passaram pela empresa em seus 72 anos; eu sou apenas um deles e agradeço pelo trabalho que realizam com dedicação e paixão. Essa homenagem é fundamental para a Volkswagen, cuja história está totalmente conectada com a de São Bernardo do Campo, a cidade escolhida para iniciar a expansão global da marca: a unidade Anchieta foi a primeira fábrica da VW fora da Alemanha e sempre será referência em inovação, pioneirismo e alta tecnologia no desenvolvimento e produção de veículos”, disse Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Possobom também elogiou o trabalho dos alunos e professores do SENAI Almirante Tamandaré, coordenados pelo diretor João Domingos Chiari Sanchez, na confecção da medalha Peter Gottschalk. “O time do SENAI Almirante Tamandaré está de parabéns! Agradeço pela linda medalha, que terá um lugar especial em minha sala”, afirmou Ciro, destacando a parceria de 52 anos do SENAI com a Volkswagen do Brasil, que já conta com mais de 7 mil alunos formados na escola localizada dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Representando a família do industrial que dá nome à homenagem, Peter Gottschalk Jr. emocionou o público ao agradecer em nome dos familiares.
“A família Gottschalk toda se sente muito honrada em ter um prêmio que vai reconhecer o empresário do ano. Meu pai foi um grande empreendedor, um grande empresário. Eu sou Júnior, e tenho muito orgulho de ser Júnior desse homem”, afirmou.
O diretor titular do CIESP SBC, Mauro Miaguti, ressaltou a força da entidade enquanto representante da indústria e o papel do CIESP no apoio cotidiano às empresas da região.
“Essa medalha representa o compromisso do CIESP SBC em valorizar o que temos de mais importante: o capital humano, a coragem de empreender e a capacidade de inovar mesmo em contextos adversos”.
Entre as autoridades presentes estiveram Rafael Demarchi, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho, Turismo e Juventude de SBC, representando o prefeito Marcelo Lima; a Secretária de Meio Ambiente de São Bernardo do Campo Ruth Cristina Ferreira Ramos ao lado da secretária adjunta Joyce Lima Quintino; Walter Ihoshi, Diretor de Convênios do Governo do Estado de São Paulo; Sheikh Jihad Hammadeh; o diretor titular do Ciesp Santo André, Norberto Luiz Perrella; o reitor da FEI Dr. Vagner Bernal Barbeta; o diretor regional do SENAI, Ricardo Terra; o diretor do SENAI Almirante Tamandaré, João Domingos Chiari Sanchez.
A realização do evento na sede da FIESP – símbolo máximo da representação industrial paulista – conferiu ainda mais relevância à noite de homenagens. Um encontro que uniu passado, presente e futuro da indústria regional e estadual.