O CIESP São Bernardo do Campo realizou, no dia 8 de outubro, a reunião mensal de diretoria, conselho e empresas associadas.
O encontro foi marcado por homenagens a companhias que completaram entre 40 e 59 anos de vínculo com a entidade, reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento do setor industrial da região.
As empresas homenageadas foram: Apema Equipamentos Industriais, IBRAVIR Indústria Brasileira de Vidros e Refratários, ITEB Indústria Técnica de Borrachas, LUKSNOVA Indústria e Comércio, Manufatura de Metais MAGNET, Miroal Indústria e Comércio, PRINTEK Plásticos e SPRAYING Systems do Brasil.
Durante a cerimônia, o diretor titular do CIESP SBC, Mauro Miaguti, destacou a importância das empresas associadas para a consolidação da entidade e o desenvolvimento econômico regional.
“Essas empresas ajudaram a construir a história industrial de São Bernardo. Cada uma delas representa um exemplo de resiliência, inovação e compromisso com o crescimento do país. O CIESP existe para apoiar esse movimento, promovendo conexões e oportunidades que fortalecem o ambiente empresarial” , afirmou.
O encontro também contou com a apresentação de Nilton Castro Barbosa, coordenador geral do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, iniciativa gratuita da ApexBrasil, desenvolvida em parceria com o Sebrae. O programa prepara empresas nacionais para o mercado internacional por meio de capacitação e acompanhamento técnico especializado.
“Em 2024 São Bernardo foi a terceira cidade do estado de São Paulo e a nona do Brasil no ranking de exportação. É um município com grande capacidade para a geração de riqueza” , destacou Barbosa, ressaltando que pequenos negócios, inclusive do setor de serviços, podem explorar mercados promissores na América do Sul, por exemplo.
O PEIEX oferece diagnóstico da maturidade exportadora, plano de trabalho com temas de comércio exterior, desenvolvimento de estratégias de expansão e suporte técnico individualizado, facilitando o ingresso planejado e seguro das empresas no cenário global.
Outro destaque do encontro foi a apresentação de Ricardo Castilho, consultor do Distrito Tecnológico do SENAI-SP (DT SENAI SP), que apresentou a Chamada SESI Tech 2025 — uma iniciativa inovadora que conecta empresas e pesquisadores para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à Saúde e Segurança do Trabalho.
O DT SENAI SP atuará como coexecutor técnico, por meio de suas cinco verticais de competência - Materiais Avançados, Manufatura Avançada, Biotecnologia, Sistemas Elétricos e Automação Digital - reunindo especialistas, laboratórios e infraestrutura de ponta para transformar desafios industriais em soluções que promovam ambientes produtivos mais seguros e eficientes.
O SESI-SP disponibilizará R$ 10 milhões em recursos não reembolsáveis para apoiar projetos de inovação voltados à redução de acidentes, promoção do bem-estar e aumento da produtividade nas indústrias paulistas. Empresas interessadas podem submeter suas ideias até 7 de novembro de 2025, por meio do portal https://sesitech.sesisp.org.br
Encerrando a reunião, Mauro Miaguti reforçou o papel do CIESP SBC na promoção de um ambiente de negócios integrado e dinâmico.
“Nosso propósito é conectar conhecimento, inovação e desenvolvimento. É assim que fortalecemos não apenas as empresas, mas toda a cadeia produtiva da nossa região”, concluiu.
Saiba mais:
PEIEX – Informações Nilton Castro 11 94441-5401