Valorização de seu trabalho nos próximos meses
- Atualizado emAdriano Fontão Alvarez*
Indicadores econômicos sinalizam dificuldades para o próximo ano. A produção industrial brasileira apresentou retração em nove estados, na na passagem de agosto para setembro, dentre os 15 que integraram a pesquisa. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
São Paulo apresentou recuo de 1,1% e foi considerado a grande influência negativa no mês, considerando que é o maior parque industrial do Brasil e que detém cerca de 33% da produção industrial nacional. Verificando os dados, acredito que iremos precisar focar na dedicação com nossa rotina, para garantirmos permanência no mercado de trabalho e passarmos pelo período de ajustes.
A indústria nacional enfrenta desafios claros e urgentes, tais como competir em um cenário desafiador, com países como China, Índia e Rússia, que estão conseguindo colocar seus produtos e commodities com eficiência no mercado brasileiro.
Brasília tenta resolver os pontos necessários, com a Reforma Tributária e o arcabouço fiscal, mas está pecando pela falta de foco no que seria o mais adequado para o país e, consequentemente, por não conseguir tomar melhores decisões. O problema já está batendo em nossas portas, com o comprovado desaquecimento econômico e queda nos indicadores de forma generalizada.
O noticiário nacional aponta que em outubro também não houve compra de ações pelos investidores estrangeiros na B3. Até o início do mês passado, eles já tinham retirado R$ 399,4 milhões, sendo a quinta saída de capital consecutiva.
E embora o cenário pareça caótico e com poucas perspectivas, sempre há o que podemos fazer localmente. Nossa recomendação? Defendam seus postos de trabalho, dediquem-se por uma produtividade efetiva, evoluam suas habilidades, contribuam para que seu comércio, indústria ou serviço tenha rentabilidade e procurem entender o momento diferente que teremos em 2024.
Buscar alternativas para sobreviver aos momentos que virão cabe a cada um de nós. Tenho certeza que nosso país tem competência para lidar com os novos desafios, apostem na criatividade brasileira, construam um plano para as adversidades que se apresentam, discutam sobre esse assunto para que lá na frente possam colher frutos, independentemente das circunstâncias.
*Adriano Fontão Alvarez é empresário e vice-diretor do Ciesp de São João da Boa Vista.