Coalizão Empresarial: Parceria público-privada impulsiona desenvolvimento regional
- Atualizado emO secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, esteve em São José do Rio Pardo para participar da Coalizão Empresarial, iniciativa que tem como objetivo discutir estratégias para o desenvolvimento regional, a fim de fomentar o empreendedorismo e a atração de investimentos com foco nas vocações que podem fortalecer a cadeia produtiva da região.
Realizado na Associação Comercial e Industrial (ACI) da cidade, na última quarta-feira (11), o evento reuniu industriais, comerciantes, agricultores e produtores, reforçando a importância da parceria público-privada como ferramenta para promover o crescimento econômico no interior paulista. Durante a visita, Jorge Lima apresentou propostas para impulsionar o desenvolvimento regional, enfatizando o apoio do Estado na organização de cadeias produtivas locais. O secretário ressaltou o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a descentralização da geração de riqueza, buscando oportunidades para dinamizar a economia de municípios menores e reduzir a dependência dos grandes centros urbanos.
O vice-diretor do Ciesp de João Boa Vista, Luís Otávio de Mendonça Castilho, classificou o encontro como produtivo e essencial para compreender os desafios e oportunidades da região. “Foi muito interessante conversar não apenas com industriais, mas também com agricultores e comerciantes, e entender como podemos, como entidade regional, apoiá-los. A preocupação da Secretaria com o desenvolvimento regional é clara, e a ideia de organizar cadeias produtivas dentro de um raio de 50 km é promissora para conectar esses empresários”, afirmou Castilho. “É claro que agora queremos ver o avanço dessa iniciativa, os próximos passos”, completou.
A coalizão empresarial, considerada um dos projetos mais estratégicos para o desenvolvimento econômico regional, foi destacada também pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Casa Branca, Homero Souza. Ele ressaltou a importância do diálogo direto entre as entidades empresariais e o governo estadual. “Essa iniciativa tem o potencial de criar sinergias entre as nossas demandas e as soluções oferecidas pelo Estado, além de descentralizar a geração de PIB, beneficiando todos os cidadãos, especialmente aqueles que vivem fora dos grandes centros”, observou.
Souza também ficou animado com os frutos que podem nascer dessa coalizão. “A promoção dessas cadeias produtivas locais pode ser um grande propulsor para aumentar a eficiência, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida. Além disso, a atração de novos investimentos, que se alinhem às nossas necessidades, será uma consequência natural desse fortalecimento regional que, pessoalmente, acredito ser a melhor maneira de crescermos”, ressaltou.
O presidente da ACI Rio Pardo, Marcelo Roberto Ambrósio, concorda. “Através dessas visitas pode-se descobrir oportunidades de negócios, podem surgir oportunidades de negócios que unam municípios vizinhos e empreendedores, atraindo investimentos, gerando emprego e renda e fortalecendo a economia local”, comentou.
Novos passos
A proposta do CIESP de São da Boa Vista é aproveitar o impulso gerado por essa coalizão e manter os contatos ativos, promovendo o diálogo contínuo entre empresários e o governo. O objetivo é discutir e implementar práticas efetivas que possam ser iniciadas de forma imediata na região, impulsionando o desenvolvimento local.
“Com o apoio do Governo Estadual e o engajamento dos empresários, acredito que seja possível transformar essas discussões em ações concretas, fortalecendo, de fato, as cadeias produtivas regionais e gerando benefícios duradouros para as cidades do interior E o CIESP pode ser um mediador do diálogo e facilitador desses projetos”, finalizou Castilho.