Fevereiro teve a melhor geração de emprego dos últimos 5 anos na região
- Atualizado emSete municípios abriram, juntos, 1.194 postos de trabalho com carteira assinada
São João da Boa Vista, Mococa, São José do Rio Pardo, Espírito Santo do Pinhal, Vargem Grande do Sul, Aguaí e Casa Branca abriram, juntas, 1.194 empregos formais no segundo mês do ano. A geração de empregos em fevereiro foi a melhor dos últimos cinco anos, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado no último dia 28 pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Entre os setores que mais contribuíram para o saldo positivo de fevereiro estão serviços, com 514 novas vagas na região, indústria, com 364, e agronegócio, com 306. O comércio também apresentou desempenho positivo, com 41 novos postos de trabalho. O saldo do Novo Caged considera a diferença entre admissões e demissões.
O resultado representa uma melhora de 68,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram abertos 708 postos de trabalho nos sete municípios. Os dados do Novo Caged são coletados junto às empresas e abrangem o setor privado com carteira assinada, ou seja, não incluem os trabalhos informais.
Para o vice-diretor do CIESP São João da Boa Vista, Adriano Fontão Alvarez, o bom desempenho tem relação com a demanda e com a força produtiva da região. “Temos observado investimentos chegando, principalmente em setores como o agrícola, que continua forte mesmo com a redução dos financiamentos governamentais. As empresas do agronegócio estão bem estruturadas e têm capital próprio para investir”, analisa.
Segundo ele, o setor de couro tem enfrentado uma demanda aquecida, possivelmente impulsionada pelo interesse do mercado de motociclistas por roupas e acessórios. “Nossa região abriga empresas importantes nesse segmento. Tudo isso impacta diretamente na geração de empregos formais”, explica Alvarez.
Cidades
São José do Rio Pardo liderou o ranking da geração de empregos em fevereiro, com a abertura de 348 postos de trabalho. Na cidade, mais uma vez, o resultado veio do agronegócio, que contratou 244 profissionais com carteira assinada, seguido pela indústria, que admitiu 94.
Em segundo lugar, veio Espírito Santo do Pinhal, que abriu 206 postos de trabalho em fevereiro deste ano. Na cidade, o setor industrial puxou o saldo positivo, com 152 novos empregos no mês.
Na sequência veio Mococa, onde o saldo foi de 197 empregos, com um saldo liderado pelo comércio, que contratou 112 pessoas em fevereiro, bem diferente do segundo mês de 2024, quando o saldo na cidade ficou negativo, isto é, houve 75 demissões.
Em Vargem Grande do Sul o saldo foi de 147 novos postos de trabalho. Só no setor de serviços, houve 149 contratações, porém agro e comércio demitiram mais do que contrataram, o que explica um saldo geral um pouco abaixo.
São João da Boa Vista não ficou muito distante: o saldo na cidade foi de 137 empregos. Isso porque, apesar das 957 demissões ocorridas no segundo mês do ano, houve 1094 contratações. O setor de Serviços foi o responsável por deixar o saldo positivo, com a abertura de 152 postos de trabalho.
Em Casa Branca houve a geração de 98 empregos, puxados pelo agronegócio, que teve saldo de 45 empregos. Serviços e indústria também tiveram números próximos, com a contratação de 36 e 25 profissionais, respectivamente.
Completando os municípios do levantamento, vem Aguaí com a geração de 61 novos postos de trabalho no mês. Na cidade, a indústria foi o setor que deixou o saldo positivo, com a contratação de 42 trabalhadores.