Com recorde de público, 21º Encontro de RH discute saúde mental nas empresas - São João

Com recorde de público, 21º Encontro de RH discute saúde mental nas empresas

O 21º Encontro de RH, promovido na última quarta-feira (12) pelo CIESP de São João da Boa Vista, alcançou um marco histórico ao reunir mais de 80 profissionais da área de gestão de pessoas. O evento, que vem crescendo a cada edição, consolida-se como um importante espaço para troca de experiências e atualização sobre temas relevantes do setor. A participação é sempre gratuita e aberta a todas as empresas.

A palestra foi conduzida por Mariana Fonseca, psicóloga e especialista em gestão de saúde mental corporativa há mais de 25 anos. Vencedora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida no Trabalho (ABTD), Mariana é pós-graduada em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano e tem vasto conhecimento na área.

Com o tema “Nova NR 01 – Mudanças no Cenário da Gestão de Saúde em 2025”, a especialista abordou questões essenciais para o setor, incluindo o atual panorama da saúde mental no ambiente de trabalho e seus impactos; as principais mudanças na NR 01 e suas implicações legais para as empresas; e estratégias de atuação em saúde mental dentro das organizações.

Para o vice-diretor regional do CIESP, Luís Otávio de Mendonça Castilho, a palestra esclareceu pontos fundamentais sobre a relação entre saúde mental e gestão empresarial. “Mariana conseguiu explicar de forma muito clara o papel das empresas na saúde mental dos colaboradores, diferenciando as responsabilidades corporativas das que cabem a um acompanhamento terapêutico. Ela também trouxe métricas e metodologias aplicadas, indo além do qualitativo e apresentando dados quantitativos que permitem uma análise mais precisa da situação dentro das organizações. Foi uma abordagem extremamente enriquecedora”, relatou.

Castilho também destacou que o evento foi muito além da legislação, abordando o problema de maneira ampla. “Não se tratou apenas das mudanças na NR 01, mas da saúde mental como um todo. A palestra trouxe uma reflexão sobre como as empresas podem lidar com essa questão de forma eficiente e responsável, indo além do cumprimento de uma nova obrigação legal”, destacou.

Durante o evento, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a aplicação das novas diretrizes dentro das organizações. A palestrante ainda reforçou a necessidade de as empresas se adaptarem a essa realidade e estruturarem políticas eficazes de apoio à saúde mental dos colaboradores.