Nova Lei de Assédio é tema de debate em reunião do Alfa 2030
- Atualizado emO grupo de Recursos Humanos (RH) do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de São Carlos, Alfa 2030, realizou um encontro de grande relevância para profissionais da área. O evento concentrou-se na discussão e análise dos impactos da Lei de Assédio (Lei nº 14.457/2022) nas empresas.
“Esta lei instituiu mudanças na Cipa [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes] e, com isso, o combate ao assédio passou a fazer parte das suas incumbências. Tanto que agora a Cipa passou a ser chamada de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio. Ou seja, é um tema muito presente nas empresas, por isso, em conversa com a Diretoria do Alfa 2030, decidimos trazer esse tema para o encontro”, explica Lidiane Salla, presidente do Grupo.
A palestra foi conduzida pelo advogado empresarial, Luiz Gustavo Peteruci, que já integrou a Diretoria do Alfa 2030. Atualmente, além de Lidiane, também compõem a Diretoria Durvalina de Souza (vice-presidente), Fernanda Neves (1ª Secretária) e Vívia Gonçalves (2ª Secretária). O tema escolhido pela Direção atraiu profissionais de RH, gestores e líderes empresariais, que lotaram o auditório do Ciesp.
A Lei nº 14.457/2022, que entrou em vigor no início deste ano, trouxe uma série de mudanças significativas no tratamento e na prevenção de assédio nas organizações. Compreender essas alterações e adaptar as práticas internas tornou-se essencial para as empresas manterem um ambiente de trabalho saudável e legalmente compatível.
Durante a palestra, Peteruci destacou as principais mudanças trazidas pela Lei de Assédio, incluindo uma definição mais clara do que constitui assédio, os procedimentos de denúncia, as responsabilidades das empresas e as consequências legais em caso de descumprimento. “Foi muito interessante, o Gustavo compartilhou insights valiosos sobre como a nova legislação impacta as operações das empresas e também pudemos comentar as práticas que já estamos implantando em nossa atuação”, destaca Lidiane.
Além disso, o palestrante abordou a importância da implementação de políticas e treinamentos eficazes para a prevenção de assédio no ambiente de trabalho. Ele enfatizou que, além de cumprir as obrigações legais, as empresas que investem em um ambiente de trabalho seguro e respeitoso tendem a colher benefícios, como maior produtividade, retenção de talentos e uma imagem positiva no mercado.
O encontro do Grupo de RH Alfa 2030 também proporcionou um espaço para perguntas e discussões entre os participantes. Muitos profissionais presentes aproveitaram a oportunidade para compartilhar suas dúvidas e experiências relacionadas à implementação das mudanças exigidas pela nova lei. “O feedback foi muito positivo. Na hora do Networking, o pessoal elogiou bastante, não só o conteúdo, como também a didática do Gustavo. Como disse uma participante, a forma como ele abordou deixou o assunto fácil até para quem não é da área”, finalizou Lidiane.