CIESP São Carlos 75 Anos - A Indústria e o Desenvolvimento de São Carlos - São Carlos

CIESP São Carlos 75 Anos – A Indústria e o Desenvolvimento de São Carlos

 

Criação da Delegacia Regional

A Diretoria Regional do Ciesp de São Carlos foi fundada em 19 de junho de 1949, conforme ata de sua constituição (na época chamada de Delegacia Regional), em reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de São Carlos, com a presença de inúmeros industriais de nossa cidade, tendo como diretor fundador o industrial Germano Fehr Júnior. Fizeram parte da primeira diretoria os empresários Ernesto Pereira Lopes, Baptista Lauria Ricetti, Miguel Abdelnur, Viriato Fernandes Nunes, Alfredo Maffei, Emílio Fehr e Nicolino Pileggi.

 

SENAI São Carlos

Dois anos após a instalação oficial do Ciesp, São Carlos conseguiu a sua unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A escola foi inaugurada oficialmente em 15 de janeiro de 1951, no entanto, o trabalho que resultou nessa conquista vinha sendo articulado há pelo menos seis anos pela diretoria local.

De acordo com registros da época, em 1945 São Carlos recebeu indicação do Departamento Regional de São Paulo para sediar a unidade e, no ano seguinte, foi firmada a escritura de compra do terreno, situado próximo à estação ferroviária.

Quatro anos depois, em 1950 começa a construção do prédio de 600 m², com dois pavimentos e capacidade para atender 160 alunos de São Carlos e da região. A proposta era oferecer bolsas de estudo aos estudantes, que tinham à disposição os cursos de tornearia mecânica, carpintaria, ajustagem e eletricidade.

 

A Convenção de 1952

No mesmo ano em que se iniciaram as aulas no Senai, em 1952, a força do Ciesp São Carlos se evidenciou com a escolha da cidade para sede da terceira Convenção dos Delegados, Conselheiros e Representantes Locais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo no Interior do Estado.

O encontro foi realizado no dia 6 de julho, com a presença de inúmeras autoridades, delegações da Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai de todo o estado, além de ampla cobertura por parte da grande imprensa. O jornal Folha da Manhã, de São Paulo, em sua edição de 10 de julho, informa que “Na reunião de São Carlos, foram examinadas questões fiscais, problemas de assistência ao trabalhador, assuntos econômicos e trabalhistas, bem como aspectos da expansão industrial”.

A lista das autoridades que discursaram na abertura da cerimônia mostra um pouco as dimensões do evento. Usaram a palavra Francisco de Salles Vicente de Azevedo, presidente do Ciesp; Mário Di Pierro, diretor do Departamento do Interior do Ciesp; deputado Ernesto Pereira Lopes, em nome da Delegacia do Ciesp em São Carlos; Wilton Lupo, em nome das indústrias do interior; deputado Miguel Petrilli, em nome dos deputados presentes e o secretário do Trabalho, Indústria e Comércio, José Alves da Cunha Lima.

Futuramente, a cidade viria a sediar outras duas convenções do gênero, uma em 1968 e outra – a 23ª – em 1973.

 

O rompimento com a Fiesp/Ciesp e a criação da Associação das Indústrias Paulista

Dois anos após sediar a importante convenção de 1952, as relações entre a Delegacia Regional do Ciesp em São Carlos e com a Fiesp/Ciesp da capital estremeceram. A entidade que representava os interesses dos empresários do interior – ainda comandada por Germano Fher Júnior – começou a discordar dos rumos e das orientações ditados pela capital. Há quem afirme que São Carlos não estava tendo seus interesses e necessidades contemplados, o que gerou grande descontentamento.

Corajosos, os dirigentes do Ciesp e empresários locais acharam por bem se desligar da Fiesp/Ciesp e formar uma associação independente. Nascia a Associação Industrial Paulista.

A associação funcionou até meados de 1958, quando foi restabelecido o diálogo com o Ciesp e São Carlos voltou a ser atendida. A cidade e seus industriais mostraram força neste episódio. Credita-se a esse fato o pronto atendimento da Fiesp/Ciesp a muitas das solicitações feitas posteriormente.

 

O Sesi

Em outubro de 1968 a diretoria da empresa Lápis Johann Faber, realizou a doação de um terreno de 55 mil m², onde foram distribuídas as instalações esportivas, administrativas e educacionais da unidade local do SESI.

Para que fosse concretizada, foi necessário um esforço coletivo e o Ciesp, mais uma vez, teve participação efetiva.

O Conjunto Assistencial, Educacional e Esportivo do Sesi em São Carlos, inaugurado em 1975., foi denominado de “Ernesto Pereira Lopes Filho”, homenagem a um dos grandes nomes da indústria local, filho do médico, político e empresário Ernesto Pereira Lopes.

 

Diretorias

Em sua trajetória a entidade foi presidida pelos seguintes industriais:

Germano Fehr Junior (1949/1966);

  • Ernesto Pereira Lopes Filho (1967/1968);
  • Miguel Abdelnur Filho (1969/1977);
  • Dário Rodrigues (1977/1980);
  • Coriolano Morato Ferraz Meirelles (1980/1983);
  • Georges Schnyder (1983/1988);
  • Gerson Edson Toledo Piza (1989/ 2001);
  • Sergio Pepino (2004 – 2007);
  • Ubiraci Moreno Pires Correa (2007-2017);
  • Emerson Chu (gestão 2018-2021).

Atualmente o diretor titular é Marcos Henrique dos Santos (2022-2025).

 

Área de abrangência do Ciesp São Carlos:

O Ciesp São Carlos abrange Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Santa Rita do Passa Quatro, além de São Carlos.

 

Fatos relevantes:

  • 1966 – Aquisição da Sede Própria em abril de 1966. (Sala 703 – 7º and. Edifício Conde do Pinhal)
  • 1968 – Doação ao CIESP pela Lápis Johann Faber S/A, do terreno para construção do SESI em 01/outubro/1968.
  • 1984 – Apoio a criação do Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos (ParqTec), com a finalidade de promover o desenvolvimento regional, otimizando os custos de inovação tecnológica e valorizando o empreendedorismo, onde o CIESP tem acento no Conselho de Administração.
  • 1997 – Construção da Sede Própria e inauguração em 1997.
  • 2004 – Distrito Industrial “Miguel Abdelnur” – Conquista da execução de toda Infraestrutura (drenagem, pavimentação asfáltica) inauguração em 2004
  • 2005 – Conquista de Incentivos Fiscais para Indústrias locais – IPTU – ICMS – Lei Municipal Nº 13.692, promulgada em 25 de novembro de 2005, que altera a PGV (Planta Genérica de Valores), base para cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano.
  • 2010 – Distrito Industrial CEAT – Centro Empresarial de Alta Tecnologia “Dr Emilio Fehr”. Conquista da execução de toda Infraestrutura (drenagem, pavimentação asfáltica, gramagem) – Inauguração em 2010.
  • 2011 – EXPO CIESP 2011 – 1ª Mostra Industrial do CIESP São Carlos com a participação de empresas associadas onde mostraram seus produtos para compradores da região e sociedade em geral.
  • 2020/2021 – Participação do CIESP em Comitê da Prefeitura sobre a Pandemia Corona Virus, ajudando a realizar doações de Colchões Pneumáticos, Mascaras Face Shild, Máscaras com Nano Tecnologia, Campanha de Arrecadação de Alimentos.
  • 2023 – Conclusão do asfaltamento do Parque São José, luta de mais de 30 anos, e que foi retomada por iniciativa do Ciesp São Carlos.

2023 – Re-criação da Secretaria de Desenvolvimento de São Carlos, reinvidicação do Ciesp para estabelecer politicas publicas para o desenvovimento industrial.