Ciesp participa de reinauguração da Maternidade, reformada com apoio de industriais
- Atualizado emO Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional São Carlos participou, no último final de semana, da cerimônia de reinauguração da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, promovida pela Santa Casa. No segundo semestre de 2022, o Ciesp realizou uma campanha junto aos associados e arrecadou R$ 62 mil para a reforma da Maternidade.
A obra abrangeu a revitalização de 18 quartos SUS, incluindo três destinados ao pré-parto, parto e pós-parto (PPP), além de dois consultórios médicos e a recepção. Houve também a pintura interna dos corredores, a instalação de novos armários e a realização de adequações estruturais para atender às exigências da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Os investimentos totais na reforma e na aquisição de equipamentos somaram R$ 686.530,85, provenientes exclusivamente de doações.
A cerimônia de reinauguração da Maternidade ocorreu no Auditório Alois Partel, com a presença de autoridades, gestores da Santa Casa, diretores do Ciesp, industriais e demais doadores que viabilizaram a realização da reforma.
“O Ciesp, sempre que chamado, atende às demandas da Santa Casa, em benefício da população de São Carlos. Foi assim na época da pandemia, com os EPIs e com toda a mobilização que fizemos nas indústrias, e agora, mais recentemente, na reforma da maternidade. A participação das indústrias nesta ação é muito importante. É claro que gostaríamos que o nosso sistema de saúde propiciasse condições dignas para a população sem precisar recorrer à ajuda externa. As indústrias já pagam uma carga tributária bem alta, que deveria satisfazer a demanda de saúde pública, mas infelizmente isso não acontece. E também não adianta ficarmos aqui nos lamentando, então, quando necessita, a Santa Casa nos aciona, o Ciesp mobiliza e as indústrias respondem”, comenta Marcos Henrique dos Santos, Diretor Titular do Ciesp São Carlos.
Segundo Santos, esta não foi a primeira vez que o Ciesp participou de ações em prol da entidade. “Quem usa e visita a Santa Casa pode ver a quantidade de equipamentos adquiridos, benfeitorias e até mesmo obras como esta, que já foram realizadas com a colaboração da indústria. É muito gratificante poder estar no comando do Ciesp enquanto isso está acontecendo”, ressalta o diretor.
Em reportagem da própria instituição, a Gerente de Relações Institucionais da Santa Casa, Ariellen Guimarães, destacou a importância das doações na revitalização da Maternidade, proporcionando um ambiente mais acolhedor e humanizado para o atendimento das pacientes. A Maternidade atende mulheres de seis cidades da região e realiza cerca de 162 partos por mês, além de mais de 20 mil atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo do ano.
A Coordenadora da Maternidade, Dra. Bruna Parreira, ressaltou que a reforma foi fundamental para melhorar a assistência às pacientes, proporcionando quartos individuais no pré-parto, mais privacidade e conforto, e reduzindo a quantidade de pacientes por quarto. A Dra. Bruna Parreira expressou sua satisfação com a melhoria das instalações.
Segundo a Santa Casa, o apoio da comunidade e das empresas da região foi essencial para viabilizar a reforma da Maternidade. O diretor titular do Ciesp São Carlos lembrou que é um compromisso social das empresas auxiliar uma instituição tão importante como a Maternidade, reconhecendo o trabalho realizado pelo Provedor e demais membros da equipe.
O Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, agradeceu as empresas e aos doadores por depositarem sua confiança na Santa Casa e contribuírem para essa reforma que trará tantos benefícios para a população. “Tudo isso só foi possível graças ao empenho da sociedade são-carlense: pessoas físicas, o Ciesp, vários empresários e comerciantes que proporcionaram essa reforma tão bonita na Maternidade”, concluiu Morillas.