História
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo é uma entidade de caráter privado que reúne e dá suporte ao empresariado. Criado em 1928, o CIESP conta hoje com 43 diretorias regionais e mais de 8 mil indústrias filiadas, o CIESP serve de interlocutor de nossos associados junto a autoridades governamentais, em todos os níveis, objetivando a defesa da indústria, a desburocratização de processos, a agilização e a facilitação de trâmites em quaisquer áreas.
As Diretorias Regionais (DRs) funcionam como uma representação política da entidade nas cidades de sua jurisdição, oferecendo serviços desenvolvidos com suporte da Sede, que fica na Capital, bem como de outras regionais. O CIESP está na busca constante de soluções para auxiliar o empresário a melhor administrar seu negócio, através de estratégias, informações e orientações.
Localizado no coração do Centro Histórico de Santos, o CIESP de Santos tem sob sua Jurisdição os municípios de Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, Mongaguá.
O CIESP Santos reúne no seu quadro de associados empresas como a Santos Brasil Participações S/A, a Libra Terminais, Grupo Rodrimar, Rumo Logística/COSAN, Marimex, Citrosuco, Deicmar, Estrada Transportes, Brasil Terminal Portuário, Stolthaven, Reefercon, CODESP, Ecoporto Santos, Jornal A Tribuna, SABESP, Moinho Paulista, PEPASA, Petrobras, IESA Óleo e Gás, entre outras, espalhadas nos seis municípios de sua jurisdição.
O CIESP é entidade irmã da FIESP, entidade que administra do SESI-SP e o SENAI-SP, principais centros de formação de mão de obra especializada do País, tendo inclusive, em Santos, colaborado na reformulação do SENAI local para atender a demanda do setor portuário, com investimentos de R$50 milhões, que tornará a escola uma referência na formação de profissionais capacitados.
O CIESP e a FIESP mantêm uma série de departamentos de apoio aos seus associados, além dos Conselhos Superiores que reúnem formadores de opinião de diversos setores da cadeia produtiva responsáveis por discutir assuntos de interesse para o desenvolvimento do país como, Comércio Exterior, Meio Ambiente, Segurança, Defesa, etc. Vale lembrar que, juntas representam cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas.