Estudo do Ciesp sugere criação de grupos de trabalho para fortalecer indústria - Santo André %

Estudo do Ciesp sugere criação de grupos de trabalho para fortalecer indústria

Representação da região de Santo André na massa salarial do estado caiu 0,62 pontos percentuais em 13 anos

No intervalo entre 2007 e 2020, a região de Santo André, que representava 2,94% da massa salarial do estado, teve uma queda de 0,62 pontos percentuais, com o índice caindo para 2,32%. Essa foi uma das constatações apresentadas na palestra “Visão Estratégica da Indústria”, ministrada pelo presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, no Ciesp Santo André, no ABCD Paulista.

Cerca de 50 lideranças políticas e empresariais assistiram a palestra, que fez parte da inauguração do novo espaço e da celebração dos 69 anos da Diretoria Regional do Ciesp de Santo André.

Cervone lembrou que o Ciesp está participando ativamente das discussões do Governo do Estado sobre como identificar novas vocações para contribuir com a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Industrial para o estado.

“O primeiro passo é que o Ciesp olhe para quem já está aqui. Não podemos ter uma visão de atrair novas empresas e esquecer de quem fez a história. Mesmo no caso daquelas empresas que estejam dinâmicas, precisamos observar se não há nenhum desperdício de oportunidades. O segundo momento envolve olhar para as indústrias que saíram e entender como podemos substituí-las com base nas especificidades da região” disse Cervone.

Em sua apresentação, o presidente trouxe um mapeamento sobre pontos fortes e frágeis dos setores mais relevantes da região: automobilístico, químico e petroquímico, metal mecânico, máquinas e equipamentos, alimentos, têxteis e confecções.

Ao final, a apresentação sugere a criação de quatro Grupos de Trabalho para o aprofundamento dos dados e o desenvolvimento de um plano local. Os grupos poderão estudar quatro temas: “Inovação e Mão de Obra”, Crédito e Financiamento”, “Qualificação e Fornecedores” e “Competitividade Industrial”.

Importância do trabalho do Ciesp Santo André em parceria com o Poder Público e Agências de fomento econômico regionais

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Banzato, que participou do evento, elogiou as sugestões apresentadas pelo Ciesp e afirmou que o poder público tem atuado em várias frentes que se conectam com as sugestões do Ciesp, como a digitalização da emissão de licenças e o estímulo ao ambiente de negócios.

Para ele, durante muito tempo o ABCD viveu em “berço esplêndido”, o que induziu a região a perder tempo no passado.

O secretário lembrou que Santo André tem hoje, por exemplo, cerca de 100 mil pessoas cursando graduação e pós-graduação e há uma preocupação em não desperdiçar essa mão de obra qualificada. Ele ainda pontuou que a atuação do Ciesp local e a atuação que a instituição faz junto ao Poder Público são fundamentais para que essa expansão seja viável.

O anfitrião do evento, o diretor do Ciesp Santo André, Norberto Luiz Perrella, concorda e defende que a região do ABCD “olhe para frente”. “A gente quer participar da elaboração desse plano de desenvolvimento. Ao olhar para trás, perdemos um pouco as oportunidades das coisas, mas hoje sabemos que temos que vislumbrar ações que contemplem o futuro e isso que o Ciesp tem feito em seu trabalho com as indústrias”, disse Perrella.

Temas de destaque para serem trabalhados na região

O potencial da indústria 4.0 na região, os cenários e as perspectivas para os setores industriais e o efeito das propostas da reforma tributária também foram assuntos levantados na reunião e apontados como boas perspectivas de futuro.

Todos entendem que a representação do Ciesp junto às empresas mantém o setor unido e alinhado para as empresas regionais ganharem competitividade, crescimento e “empoderamento” do setor para alcançar melhores condições na região.

“O Brasil já percebeu claramente e nós já demonstramos por meio de estudos e pesquisas, que sem a indústria o Brasil dificilmente conseguirá atingir o ritmo de crescimento necessário para que a gente possa gerar valor… A gente tem que transformar dados em ferramentas exequíveis para tomada de decisões e é isso que o Ciesp tem feito e trazido em primeira mão para as indústrias de toda a região” afirmou Rafael Cervone.

A explanação do presidente trouxe também estimativas para diversos segmentos da economia, tais como: alimentação, energia, cuidados de saúde, infraestrutura e urbanização, segurança e entretenimento, turismo, emprego, qualificação profissional e o perfil do consumidor.

Cervone trouxe como conteúdo de discussão para a reunião dados estratégicos e que impactam o cenário industrial na região para que os empresários entendam o importante papel de representatividade do Ciesp e, com isso, consigam ampliar a visão acerca de novos caminhos e possibilidades.

Banzato ainda destacou a importância das empresas locais se manterem atualizadas. “Aquilo que a gente identifica de bom em outros locais aqui do estado e do país a gente tenta trazer para a cidade. Temos que fomentar a região, principalmente esse setor industrial que é tão importante na geração de empregos com maior valor agregado e traz grande volume de exportação para o país.”

Perrella enfatiza como a nova sede da regional vai impactar na melhoria do trabalho junto aos associados: “O Ciesp atua cada vez mais para trazer o associado e o industrial para dentro de nossa casa, pois essa união e representatividade são fundamentais para o crescimento industrial regionalmente e trabalharmos juntos com aquilo que a região já tem de potencial”

O compromisso do Ciesp em oferecer experiências enriquecedoras e oportunidades excepcionais para nossos associados e parceiros é contínuo.