A Indústria e o compromisso com a Logística Reversa - Santo André

A Indústria e o compromisso com a Logística Reversa

Sistema Ciesp/Fiesp resolvem as imposições legais com compra de créditos

Foto grátis homem negócios, apertar mão, com, seu, sócio, escrivaninha

As associadas do Ciesp, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, contam com o apoio da instituição e a disponibilização de um sistema importante para resolver todas as pendências ou imposições legais exigidas pela Cetesb no que diz respeito aos resíduos sólidos.

Atualmente, com segurança administrativa, jurídica e o menor custo para a empresa, é possível comprar créditos de reciclagem e atender os requisitos legais para conseguir a licença ambiental junto aos órgãos responsáveis.

A Logística Reversa (LR) faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), implantada pela lei 12.305/2010, em que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida útil do produto.

Determina a lei que as empresas sejam responsáveis pela destinação final e adequada de, no mínimo, 22,5% das embalagens colocadas no mercado. Sendo assim, entende-se que o papel da LR é todo o sistema que envolve a coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos oriundos do descarte de produtos e embalagens no pós-consumo.

Portanto, o objetivo da Logística Reversa é recuperar os materiais recicláveis para que possam ser reaproveitados dentro dos ciclos da cadeia produtiva, ou tenham outra destinação apropriada que não sejam transformados em lixo.

Como as indústrias podem cumprir as determinações da PNRS sem impactar com altos custos em seu negócio?

Para recuperar os materiais que foram encaminhados ao consumo, bem como dar uma destinação apropriada para essas embalagens, a indústria teria que desenvolver todo um sistema de coleta, transporte e descarte que não faziam parte do planejamento inicial de seus negócios.

Os altos custos envolvidos para toda essa operação, poderiam inviabilizar o negócio, principalmente considerando os pequenos e médios empreendimentos. “Esse sistema de LR de embalagem era o maior gargalo para as indústrias e para os associados, principalmente os pequenos, que não teriam condições de fazer um sistema próprio e precisavam aderir a um processo coletivo para cumprir a legislação”, esclarece Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp.

Diante dessa realidade, o Ciesp e a Fiesp foram em busca de uma solução viável para as associadas cumprirem a determinação legal, estabelecida pela legislação paulista tendo como principal objetivo reduzir o volume de resíduos sólidos e rejeitos produzidos.

Após a realização de um estudo de viabilidade e a execução de um projeto piloto, o Centro e a Federação das indústrias assinaram, em 2018, com a Cetesb e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, um termo de compromisso para a implementação de um Programa Logística Reversa que pudesse atender todas as empresas associadas.

“O conceito básico é retirar materiais passíveis de reciclagem do lixo e aproveitar seu valor econômico para se tornar matéria prima e gerar novos produtos para a cadeia produtiva” Jorge Rocco — Especialista em Projetos de Gestão Ambiental do Ciesp.

Case Ciesp: Cervejaria Madalena

A cervejaria Madalena, situada em Santo André, foi uma das associadas da regional que utilizou o Ciesp de Santo André para resolver as metas de Logística Reversa da empresa.

Clique aqui e assista o depoimento do gerente de produções e químico responsável da cervejaria, Nelber Cavazzini, e veja como o Ciesp Santo André pode contribuir diretamente para a sua empresa.

Esse case de sucesso que mostra a atuação do Ciesp em prol de uma associada comprova a força da representatividade e da importância da atuação de uma entidade que trabalha em defesa da indústria.

Benefícios da Logística Reversa para a indústria

Foto grátis campos de parques eólicos

Por ser um processo que envolve o retorno de produtos, embalagens e materiais ao ciclo produtivo, visando a sua reutilização, reciclagem ou disposição adequada, desempenha um papel crucial na redução do impacto ambiental e no enfrentamento dos desafios da gestão de resíduos.

Portanto, a Logística Reversa faz parte de uma estratégia fundamental para a economia circular que possuem em seu conceito três pilares de atuação: econômico, social e ambiental, tendo em vista a sustentabilidade das organizações produtivas e aspectos positivos, tais como:

· Minimiza o impacto ambiental;

· Responsabilidade ambiental e social;

· Melhora imagem da empresa e o valor da marca perante clientes e investidores;

· Fortalece o relacionamento com fornecedores e parceiros que possuem mesmos valores sustentáveis;

· Reduz custos e gastos na produção;

· Reduz a necessidade de extração de matéria-prima;

· Reduz desperdícios de produtos potencialmente bons para o consumo;

· Possibilidade de redução de custos;

· Atendendo a legislação, evita o risco de multas e sanções;

· Possibilidade de gestão adequada dos resíduos

Compromisso compartilhado da Logística Reversa

O desenvolvimento sustentável é um caminho imprescindível, entretanto, se a responsabilidade não for compartilhada entre todos os elos da sociedade, o resultado necessário não será alcançado.

Tanto quanto a indústria tem a obrigação de fazer a sua parte para a economia circular funcionar, os consumidores, importadores, distribuidores e Poder Público precisam estar engajados e comprometidos com o sistema para que seja autoalimentado e eficiente.

Segundo Anícia “os princípios da economia circular estão cada dia mais escassos e caros, tendo em vista o custo de matérias primas virgens, a logística reversa veio para contribuir com o sistema, e estamos evoluindo a cada ciclo, mas ainda longe de alcançar o objetivo.”

Projeto Ciesp/Fiesp de Logística Reversa para associados

Em meados de 2017 as associadas ao Ciesp e alguns sindicatos solicitaram apoio para que pudessem encontrar formas possíveis de cumprir a legislação referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Diante dessa realidade, cerca de 20 entidades desenvolveram um grupo de estudo coordenado pelo departamento de desenvolvimento sustentável do Ciesp/Fiesp para atender às demandas das empresas.

A partir dessa iniciativa, surge o sistema de logística reversa Ciesp/Fiesp, baseada em uma metodologia consagrada já utilizada na Europa.

O sistema é semelhante ao de créditos de carbono, todavia como foco específico em resíduos sólidos, em que Prefeituras, cooperativas e catadores que fazem o processo de limpeza recebem créditos financeiros pelos materiais vendidos e pela prestação de serviços ao meio ambiente.

Em meados de 2018 o grupo conquistou o primeiro termo de compromisso de Logística Reversa com a Cetesb, que é o órgão regulador do estado de São Paulo.

O projeto piloto culminou no acordo com Cetesb da gestão de implantação de sistema coletivo, com compra de créditos. Além disso, obteve-se o reconhecimento da cadeia produtiva da reciclagem e a comercialização dos produtos por associativas e catadores de embalagens junto à indústria da reciclagem.

A metodologia conquistou então segurança jurídica e eficiência financeira para atender os anseios das indústrias e cumprir a legislação.

Com isso, surgiu o Instituto Rever, entidade sem fins lucrativos de amplitude nacional, que faz a gestão desse sistema desenvolvido de Logística Reversa.

Atualmente o Instituto atende não somente o estado de São Paulo, mas outros que também necessitam da adoção por sistema de créditos.

Além do cumprimento legal, existem outros benefícios, como por exemplo, uma empresa que colocar dentro de sua missão de responsabilidade social desenvolver as comunidades do entorno do bairro, cidade ou região que está situada. Isso ainda vai

trazer um resultado mais efetivo e mais rápido, melhorando a imagem da empresa e o sentimento de promover o desenvolvimento sustentável da região.

“Para tanto, o Ciesp tem um papel fundamental para atuar em conjunto com as prefeituras e cooperativas de determinada região na mobilização das empresas e da sociedade para enfrentar a questão do lixo e transformar descarte em recurso e energia economicamente sustentáveis.” Defende Paulo de Tarso Petroni, Presidente do Conselho Gestor do Instituto Rever. Sobre o Instituto Rever

Sobre o Instituto Rever

O Instituto Rever é uma entidade gestora que atende ao que preconiza o Decreto Federal nº 11.044, de 13 de abril de 2022, sendo instituído e administrado por entidades representativas com a finalidade de estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa de embalagens em geral. Além disso, o Instituto Rever está devidamente cadastrado no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) do Ministério do Meio Ambiente e autorizado a emitir o Certificado de Crédito de Reciclagem, Recicla+. Sobre o Ciesp

Instituto Rever

Sobre o Ciesp

O CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo é uma sociedade civil de direito privado que visa dar suporte aos empresários paulistas e representá-los junto à sociedade e ao governo brasileiro.

O objetivo da instituição é colaborar para a expansão e modernização da economia nacional, bem como, servir de apoio e representatividade para o setor produtivo.

Atualmente sob o comando do presidente Rafael Cervone, o Ciesp tem voz ativa na política brasileira e assume um importante papel de locomotiva do Brasil.

O empresário associado ao Ciesp, além de ter representação garantida junto aos mais altos escalões do governo brasileiro, pode também usufruir dos serviços que a entidade oferece como emissão de certificados de origem para exportação, certificados digitais, assessoria técnica, jurídica e econômica, fornecimento de dissídios coletivos e participação em cursos e palestras.

Sobre o Ciesp Santo André

A diretoria do Ciesp Santo André eleita para o quadriênio 2022 a 2025 é composta pelo diretor titular Norberto Perrella; 1° vice-diretor Kinji Yamamoto e 2° vice-diretor João Tunes Jr.

A área de atuação compreende os municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Além de convênios exclusivos e serviços como emissão do certificado Digital e do certificado de Origem, o Ciesp Santo André realiza mensalmente uma plenária aberta aos empresários com temas relevantes para toda a indústria do ABC.

O Ciesp trabalha para fortalecer o setor industrial paulista e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado e, consequentemente, do país.