A atuação do CIESP para a melhoria do sistema de energia elétrica - Santo André

A atuação do CIESP para a melhoria do sistema de energia elétrica

No Brasil, a indústria é o setor que mais consome energia elétrica. Segundo estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a indústria utiliza mais de 30% do total de energia produzida pelo país, no entanto, é quem paga as mais altas taxas, se comparada com outros setores consumidores.

A energia elétrica é fator determinante do custo de produção industrial, representando mais de 40% de tudo que é gasto. Desse modo, as indústrias estão buscando reduzir o uso de energia por meio de métodos que não atrapalhem a produção.

Vivemos em uma época muito dinâmica, onde a evolução e as mudanças são cada vez mais rápidas e constantes, há a necessidade de ter competitividade em preço e qualidade e para isso é fundamental acompanhar os custos para desenvolver e sustentar vantagens competitivas que permitam às indústrias enfrentar a concorrência.

Com a globalização da economia, os mercados individuais desapareceram e contamos com um só mercado a nível mundial, e dessa maneira, a concorrência obriga as indústrias a serem cada dia mais competitivas, investirem na aplicação de tecnologias e reduzirem seus custos.

Não bastasse o constante desafio da redução dos custos empresariais, as indústrias enfrentam diversos prejuízos causados, não só por falta de energia, como por interrupções, paradas por manutenção não informada, oscilações e piscas no fornecimento de energia elétrica.

Dessa forma, o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Regional Santo André, em sintonia com Departamento de Infraestrutura – (Deinfra) criaram um grupo permanente de discussões sobre oportunidades de melhoria nos serviços prestados pela distribuidora de energia Enel.

O grupo surgiu como resposta às demandas trazidas pelas indústrias associadas ao CIESP Regional Santo André, que responde também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O pleito dos empresários é por fornecimento de energia com qualidade.

Na indústria, paradas inesperadas dos equipamentos causam prejuízos em todos os segmentos. Afinal, uma máquina que está parada não produz, gera perdas na produção e atrasos nas entregas.

Para exemplificar, no caso de uma indústria que opera com injetora que trabalha com plástico quente, cada vez que a máquinas para, é necessário limpar todo material que está nela e esse material é perdido.

Segundo o diretor titular do CIESP Santo André, Norberto Perrella “a situação tem se agravado por falta de investimentos da rede de distribuição. O problema é o pouco investimento em infraestrutura, a demanda vai aumentando, a rede está no seu limite e o ritmo do investimento não acompanha”.

Ainda, segundo Perrella, “o grupo permanente é fundamental para abrir um diálogo entre as indústrias associadas do CIESP e a Enel, possibilitando um diálogo e dessa forma todos ganham”. A expectativa é que essa conexão gere um canal específico de atendimento com a Enel, um serviço que forneça informação precisa. “Se há um problema ligamos no 0800 e passam informações imprecisas, dizem que a energia vai voltar em 8 ou 10 horas, e como eu faço? Tenho um turno para entrar, eu dispenso o turno inteiro? Aí minutos depois eles têm uma posição diferente e muda tudo. A indústria tem um planejamento, não pode desligar e ligar as máquinas e tudo voltar a funcionar na hora”, reclama.

O Ciesp de Santo André permanece acompanhando as repercussões das discussões e compromissos estabelecidos e defende a união das diretorias dos Ciesps da região para cobrar providências.

Conheça o Departamento de Infraestrutura – Deinfra

Missão

Prestar assessoria e suporte aos associados em questões técnicas e políticas em infraestrutura, de abrangência individual ou coletiva. Atuar na articulação política junto aos órgãos de governo em defesa dos interesses das empresas.

Setores de atuação:

  • Energia
  • Logística e Transportes
  • Telecomunicações
  • Saneamento Básico

De que forma o DEINFRA atua:

  • Representação junto às empresas e entidades do setor de infraestrutura;
  • Elaboração de políticas públicas e do planejamento em infraestrutura;
  • Contribuições para o aperfeiçoamento e cumprimento dos marcos legais e regulatórios;
  • Cooperação na elaboração de normas e da regulação técnica da infraestrutura;
  • Assegurar a oferta de infraestrutura com qualidade e preços módicos;
  • Participação nos processos de revisão tarifária dos serviços públicos;
  • Garantir as condições para mercados competitivos nos serviços de infraestrutura;
  • Promover ambiente de negócios para elevar os investimentos em infraestrutura;
  • Desenvolver estudos técnicos e de acompanhamento do mercado; e
  • Realizar eventos para discussão com a sociedade.

Sobre o Ciesp

O CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo é uma sociedade civil de direito privado que visa dar suporte aos empresários paulistas e representá-los junto à sociedade e ao governo brasileiro.

O objetivo da instituição é colaborar para a expansão e modernização da economia nacional, bem como, servir de apoio e representatividade para o setor produtivo.

Atualmente sob o comando do presidente Rafael Cervone, o Ciesp tem voz ativa na política brasileira e assume um importante papel de locomotiva do Brasil.

O empresário associado ao Ciesp, além de ter representação garantida junto aos mais altos escalões do governo brasileiro, pode também usufruir dos serviços que a entidade oferece como emissão de certificados de origem para exportação, certificados digitais, assessoria técnica, jurídica e econômica, fornecimento de dissídios coletivos e participação em cursos e palestras.

Sobre o Ciesp Santo André

A diretoria do Ciesp Santo André eleita para o quadriênio 2022 a 2025 é composta pelo diretor titular Norberto Perrella; 1° vice-diretor Kinji Yamamoto e 2° vice-diretor João Tunes Jr.

A área de atuação compreende os municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Além de convênios exclusivos e serviços como emissão do certificado Digital e do certificado de Origem, o Ciesp Santo André realiza mensalmente uma plenária aberta aos empresários com temas relevantes para toda a indústria do ABC.

O Ciesp trabalha para fortalecer o setor industrial paulista e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado e, consequentemente, do país.