Hoje, a Diretoria Regional do CIESP em Rio Claro celebra 76 anos de história. Fundada em 1949, é uma das regionais mais antigas da entidade e, desde então, contribui para consolidar a força de empresas tradicionais e fundamentais para a economia paulista.
Situada em uma cidade de ruas projetadas e topografia predominantemente plana, a regional do CIESP acompanha o desenvolvimento industrial não apenas de Rio Claro mas também de outros seis municípios sob sua área de atuação: Araras, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme e Santa Gertrudes.
Com cerca de 490 mil habitantes e um IDH de 0,803, a regional de Rio Claro, foi pioneira no país ao substituir a iluminação a gás pela luz elétrica. Também inovou ao ser a primeira a adotar embalagens de alumínio para cervejas e refrigerantes.
A economia regional tem uma forte presença do setor de serviços, já seu comércio é variado, com ênfase em restaurantes, varejo de vestuário, entre outros. A Diretoria do CIESP em Rio Claro possui uma vocação industrial diversificada com forte presença na produção linha branca, insumos médicos, órtese e próteses, tubos e conexões, laticínios, química leve e metalurgia. A regional ainda é contemplada com o maior polo cerâmico das Américas.
O CIESP Rio Claro atua de forma estratégica, promovendo a região como um polo de oportunidades por meio de cursos, eventos e encontros de negócios voltados à inovação, geração de negócios e desenvolvimento industrial.
Sua trajetória evidencia a força da união das empresas em torno de uma entidade sólida, como o CIESP, que reúne mais de 8 mil associados em todo o Estado, em prol da representatividade e do crescimento da indústria paulista.