CIESP Rio Claro - 74 anos de trabalho em prol da indústria e da sociedade - Rio Claro

CIESP Rio Claro – 74 anos de trabalho em prol da indústria e da sociedade

74 anos de trabalho em prol da indústria e da sociedade

A Diretoria Regional do CIESP de Rio Claro, que também abrange os municípios de Araras, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme e Santa Gertrudes, comemora 74 anos em 1º de setembro. Criada em 1949, tendo como primeiro titular Humberto Cartolano, desempenha missão relevante no fomento da indústria, que é muito importante para a economia da região e seus de 481.214 habitantes.

Segundo a última RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, há 1.556 indústrias de transformação na área abrangida pelo CIESP Rio Claro, com destaque para os segmentos de fabricação de produtos de metal, alimentícios e minerais não-metálicos. O setor é o maior empregador local, com 35,7% do total. De acordo com o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, esse parque empresarial mantém 54.887 postos de trabalho formais (junho de 2023). Somente no primeiro semestre deste ano, verificou-se saldo positivo de 1.652 vagas.

O setor, além de gerar empregos em termos quantitativos e qualitativos, fomentar inovação e tecnologia e agregar valor à economia, contribui para a educação, sustentabilidade e bem-estar da população local. Exemplo disso é sua presença no sistema de ensino, com a Escola Senai “Manoel José Ferreira” e Escola SESI-SP do Jardim Floridiana, em Rio Claro. Ademais, a Diretoria Regional do CIESP é participante ativa da vida municipal, interagindo com o poder público e outras entidades da sociedade civil e trabalhando pelo desenvolvimento.

O desempenho regional do setor comprova que políticas industriais eficazes, como a que temos proposto no Estado de São Paulo e no Brasil, são fatores condicionantes para acelerar o progresso. A indústria, na condição de alavanca essencial da expansão mais robusta do PIB, é fator-chave para a criação de empregos de qualidade, a inovação e o êxito no advento da chamada economia verde. De fato, a manufatura, mais do que qualquer outra atividade, impulsiona o aporte tecnológico com foco na sustentabilidade e a transição energética.

Os empresários e trabalhadores do parque fabril, como se observa na região de Rio Claro, cumprem papel determinante para que o Brasil possa ascender ao patamar de economia de renda alta e ingressar no rol dos países desenvolvidos. O CIESP, como faz a Diretoria Regional há 74 anos, segue mobilizado no sentido de contribuir para o fortalecimento e avanço constante do setor.

*Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) *
*Anselmo Ariza Quinelato é o diretor-titular do CIESP Rio Claro.