‘São Paulo vai voltar a puxar a economia do Brasil’, diz presidente do Ciesp em lançamento de Frente Parlamentar
- Atualizado emAdriana Matiuzo, Agência Indusnet Fiesp
Lançamento foi feito no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com o governador Tarcísio de Freitas e mais de 400 lideranças do setor econômico
O presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, participou nesta quarta (7), do lançamento oficial da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico, da Indústria e do Comércio do Estado de São Paulo. Em tom otimista, Cervone disse que o trabalho em conjunto deve levar o estado de São Paulo à liderança do desenvolvimento econômico do país.
Sob a coordenação da deputada estadual Carla Morando (PSDB), a nova frente terá os deputados Léo Oliveira (MDB), Ricardo Madalena (PL) e Sebastião Santos (Republicanos) como membros. Outros 25 deputados estaduais paulistas serão apoiadores da iniciativa. O lançamento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.
Cervone abriu seu discurso resgatando os motivos que levaram, em 1928, alguns empresários à a fundarem o Ciesp. Na época, cidadãos como Jorge Street, Francisco Matarazzo e Roberto Simonsen questionavam o por que de o Brasil continuar sendo um país agrícola, enquanto a Inglaterra, de forma pioneira, por exemplo, já aproveitava as oportunidades em decorrência da Revolução Industrial.
“Essa discussão é atual porque precisamos trazer estes planos [de ações em prol da reindustrialização], o Brasil está cansado de estudos. Cada um de nós é competente no que faz, mas isso não é mais o suficiente e não existe uma bala de prata que vá resolver todos os problemas de uma só vez. Somente juntos, vamos tornar essa mudança em realidade e São Paulo vai voltar a puxar a economia do Brasil com competitividade, força e talento. Vamos parar com a agenda da choradeira e vamos para a agenda das realizações”, disse o presidente do Ciesp.
Segundo Carla Morando, a Frente visa à desburocratização e à conquista de programas de investimento nos setores econômicos. “Vamos também acompanhar a fiscalização das políticas públicas relacionadas aos setores econômicos do Estado de São Paulo, buscando o aprimoramento e soluções para demandas e desafios enfrentados”, disse a deputada.
Para o governador Tarcísio de Freitas, os desafios sociais só serão vencidos se o estado conseguir promover o desenvolvimento econômico. Freitas afirmou ter recebido dois ministros alemães, um ministro francês e uma comitiva da Coreia do Sul nos últimos dias, o que para ele é um sinal de que há grande interesse da comunidade internacional em investir no Brasil.
“A gente só vai conseguir cumprir a agenda social se a gente promover o desenvolvimento econômico porque desenvolvimento econômico e social são indissociáveis, eles precisam caminhar juntos. Então, a gente vê com muita alegria a criação dessa Frente Parlamentar porque Parlamento e Executivo vão trabalhar juntos”, disse o governador paulista.