História - Matão

História

Diretoria Regional do Ciesp em Matão: Região de novos negócios

Regional de Matão integra o chamado G-2, ao lado de Araraquara, São Carlos e São João da Boa Vista 

Sede do Ciesp Matão

Matão, região central do estado, soma 574 km² de área e está distante 300 quilômetros da Capital. No âmbito da Diretoria Regional do CIESP vivem cerca de 100 mil habitantes e estão instaladas cerca de 300 empresas dos setores de suco de laranja, alimentícias, metalmecânico e material elétrico. Na cidade estão Citrosuco, Citrovita, Global Suco, Coimbra, Baldan e Marchesan.

A região vive uma onda positiva desde a implantação do Polo Aeronáutico de Gavião Peixoto, município limítrofe. Não só a Embraer chegou à região, como também as fornecedoras de equipamentos, proporcionando a realização de novos negócios.

Nesse cenário, o CIESP enfrenta os desafios do dia a dia, para atender à demanda das empresas associadas, por meio de serviços como:

  • Certificado de Origem
  • Assessoria em Comércio Exterior
  • Assessoria Jurídica
  • Grupos de Trabalho
  • Capacitação Profissional
  • Cursos, Palestras e Seminários
  • Certificação Digital

Abrangência

Eternizado na célebre valsa “Saudades de Matão”, o município transformou-se em polo da indústria do suco de laranja e, por extensão, em expressivo parque metalúrgico voltado à produção de ferramentas e implementos agrícolas.

Cidade moderna, com amplas vias asfaltadas e um plano diretor invejável, Matão posa também como importante força no setor sucroalcooleiro.

Matão diversificou o parque nesta última década. A cidade possui um plano diretor invejável, com ruas largas e distribuição espacial interessante. Mérito do primeiro prefeito da cidade, Cairbar Schutell.

Compõem a regional do CIESP Matão os municípios de Dobrada, Santa Ernestina e Motuca, além de Matão.