Ciesp e Fiesp firmam convênio para incentivar uso de conciliação e arbitragem no setor imobiliário - Jacarei

Ciesp e Fiesp firmam convênio para incentivar uso de conciliação e arbitragem no setor imobiliário

O Centro e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp e Fiesp) e o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) assinaram, em 29 de junho, convênio inédito para incentivar associados do setor de imóveis a conhecerem e utilizarem mais as ferramentas de Conciliação, Mediação e Arbitragem com o intuito de resolver disputas contratuais sem depender do Poder Judiciário.

As principais vantagens para as empresas do setor são a celeridade dos processos e o custo mais baixo se comparado ao longo tempo de tramitação dos processos no Judiciário. A parceria permitirá facilidades aos associados que utilizarem esses recursos.

O Ciesp e a Fiesp são entidades mantenedoras de uma Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem, que é especializada nos temas.

Durante a assinatura do convênio, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, lembrou que a Câmara Ciesp/Fiesp foi criada há 28 anos, antes mesmo da publicação da Lei da Arbitragem.

De acordo com ele, a Mediação e Arbitragem são meios adequados para a resolução de conflitos empresariais que beneficiam a indústria, bem como a sociedade brasileira e a comunidade internacional.

“Queremos que o mercado imobiliário conte com o melhor atendimento para a resolução de disputas e evite a judicialização dos conflitos. Por isso, atuamos com foco na celeridade e na eficiência da gestão dos procedimentos”, disse Cervone.

A secretária da Câmara Ciesp/Fiesp, Lilian Elizabeth Menezes Bertolani, explicou, durante a assinatura, que a instituição tem quadros com especialistas reconhecidos pelo mercado e trabalha com a entrega de “soluções de alta qualidade e segurança jurídica”.

O ministro Sydney Sanches é o presidente da Câmara Ciesp/Fiesp e a ministra Ellen Gracie Northfleet é vice-presidente. Antes de atuarem na Câmara, ambos ocuparam a cadeira da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Fotos: Everton Amaro/Fiesp