Força e resiliência das pessoas movem as indústrias na região do Ciesp Franca - Franca

Força e resiliência das pessoas movem as indústrias na região do Ciesp Franca

Neste 29 de julho, o Ciesp Franca comemora 55 anos, numa trajetória marcada por intenso trabalho em defesa da indústria, crucial para o desenvolvimento da cidade e dos outros 18 municípios sob sua jurisdição: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.
A Diretoria Regional tem atuado com muita força no apoio às empresas e na sua integração, buscando contribuir para seu fomento. Há um programa de encontros itinerantes, reuniões mensais com os associados e conselheiros, além de iniciativas voltadas a manter o parque fabril local na linha de frente do setor. Nesse sentido, por exemplo, o Ciesp Franca promoveu este ano palestra do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima. Também realizou o maior roadshow (evento de lançamento itinerante) da Jornada da Transformação Digital de todo o estado de São Paulo até agora, com a participação de 430 empresas. O programa, que é considerado o maior do gênero no Brasil, é voltado às pequenas e médias empresas do setor. Em 10 de agosto, também acontecerá uma grande edição do programa Rodada de Negócios, visando ampliar o mercado e aproximar compradores e fornecedores.
Todas as ações voltadas ao crescimento e dinamismo da manufatura têm um efeito econômico multiplicador, com repercussão positiva no quadro social. Não é sem razão que, na região de Franca, o setor seja o maior empregador, mantendo 30% do total de postos de trabalho, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados/IBGE). Atualmente, 50.861 pessoas trabalham nas 2.420 indústrias da região, que registraram superávit de vagas pelo segundo ano consecutivo. No final de 2022, o saldo positivo foi de 2.141.
Temos um parque fabril local consolidado, com destaque para as áreas de preparação e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, produtos alimentícios, o setor sucroalcooleiro, peças de vestuário e acessórios. Os números demonstram sua relevância socioeconômica para a população dos 19 municípios da área do Ciesp Franca, de 638.042 habitantes.
A importância da atividade demonstra a pertinência do esforço que temos feito regionalmente e no plano nacional, visando ao seu fortalecimento e ganhos de competitividade, conforme consta da proposta Diretrizes prioritárias – Governo Federal 2023-2026, produzida e entregue às autoridades pelo Ciesp e a Fiesp. O esforço permanente da indústria do Estado de São Paulo e da região de Franca em favor do desenvolvimento é condizente com a resiliência e determinação da população local, que, há quase 200 anos, resistiu à tentativa de Minas Gerais de anexar o município, num fato histórico até hoje registrado na bandeira da cidade: Genti Meae Paulistae Fidelis (“Fiel à Minha Gente Paulista”).

Rafael Cervone – Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).
José Carlos Martins Tavares – Diretor Titular do CIESP Regional de Franca.