Fiesp e Febraban anunciam grupo de trabalho sobre juros
- Atualizado emAgência Indusnet Fiesp
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão constituir um grupo de trabalho para avaliar as causas do elevado nível dos juros praticados no Brasil e propor medidas estruturais que levem à redução de modo sustentável.
Em seu primeiro encontro de trabalho, os presidentes Isaac Sidney, da Febraban, e Josué Gomes da Silva, da Fiesp, se comprometeram com uma agenda de diálogo permanente entre as entidades, visando contribuir para o crescimento econômico de longo prazo e a geração de emprego e renda.
“Os juros são altos no Brasil, mas não por vontade dos bancos. Precisamos parar de criticar e passar a agir, atacando efetivamente as causas que levam a essa situação. Na média, mais de 80% do spread bancário corresponde aos custos das operações de crédito, como inadimplência, impostos e a enorme dificuldade de recuperação de garantias”, diz Isaac Sidney.
“Os altos juros cobrados no Brasil são um problema estrutural que precisa ser encarado de frente e logo. Juros altos são um dos principais entraves para o desenvolvimento da atividade econômica e o progresso social. O alto custo do dinheiro nos faz perder competitividade e desvia boa parte dos recursos que poderíamos usar para investir e gerar riqueza e empregos”, aponta Josué Gomes da Silva.
O grupo técnico será composto pelas respectivas diretorias. O documento final será apresentado ao governo federal e ao Parlamento.
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
(11) 3244-9831/9942
imprensa@febraban.org.br
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549.4602