Conhecimento por meio da prática: Câmara Ciesp/Fiesp realiza seu primeiro Pre-moot
- Atualizado emCristiano Araujo, Agência Indusnet Fiesp
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp promoveu recentemente seu primeiro evento de simulação de audiência com questões voltadas aos procedimentos arbitrais, o Pre-Moot. A competição contou com a participação de quatro equipes formadas por instituições representativas de ensino do estado de São Paulo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e Ibmec.
O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias, trouxe temas de grande importância para a área de arbitragem, proporcionando aos participantes experiência real de situações particulares de uma verdadeira audiência.
A secretária-geral da Câmara, Lilian Elizabeth Menezes Bertolani, explicou qual o objetivo do Pre-moot e a importância para os docentes. “O objetivo da Câmara foi proporcionar aos estudantes oportunidade ímpar de simular, em um ambiente real e presencial, a prática da advocacia em uma audiência, através da sustentação oral do caso. As equipes das universidades de Direito de todo o mundo estão fazendo treinamentos para a competição internacional de arbitragem do VisMoot (com sede em Viena, Áustria), e as competições prévias ajudam a trazer mais confiança para os participantes”, salientou.
Marina Torres Sella, aluna do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, compartilha um pouco dessa experiência. “Foi muito interessante ter participado desse Pre-moot presencial, até porque a gente está fazendo a maioria das simulações em formato on-line. Então, foi uma oportunidade única e, com certeza, diferente”.
Depois de uma disputa acirrada, a equipe Geamack ficou em 1º lugar, evidenciando todo o esforço desempenhado por cada participante. “O evento foi a principal experiência na minha vida acadêmica, tanto pelo crescimento pessoal e todas as habilidades que tivemos a oportunidade de desenvolver quanto para me preparar para o futuro, na vida profissional. Quem tem a oportunidade de participar de um evento desse, com certeza, sai na frente”, destacou Sella.
Ao final do Pre-moot, a equipe vencedora participou, em 18/3, de cerimônia de premiação com a presença de representantes da Câmara. Os alunos levaram para casa uma placa de reconhecimento pelo desempenho alcançado, além do aprendizado aprofundado no exercício da advocacia e a experiência por meio da simulação de uma audiência arbitral.