Indústria tem a menor participação no PIB desde os anos 1950
Caros,
No dia 05 de março, o jornal o Globo publicou a matéria Indústria tem menor participação no PIB desde os anos 1950, que teve como origem uma entrevista que concedi ao jornalista Marcello Corrêa.
Na entrevista, destaquei que a queda estrutural da participação da indústria de transformação no Produto Interno Bruto (PIB) ocorre de forma mais acentuada e acelerada do que a média mundial. Que é um processo que acontece precocemente, pois se iniciou em um nível de renda per capita muito abaixo dos países desenvolvidos.
Várias distorções, como anos de câmbio volátil e valorizado, tributação excessiva da produção, além de juros extremamente elevados, reduziram a competitividade e, consequentemente, as vendas de nossa indústria, diminuindo a rentabilidade e levando à desindustrialização.
É indiscutível que a indústria é importante como vetor do crescimento econômico, pois eleva a produtividade da economia, o investimento e a renda per capita, e difunde a inovação, entre outros.
Temos oportunidades pela frente, como a implantação da Indústria 4.0. Devemos enfrentar esses desafios e buscar a reindustrialização e a modernização do Brasil, que é uma estratégia sustentável de retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico.
Acesse aqui para acessar o relatório Desindustrialização no Brasil
Acesse aqui para acessar a matéria do jornal o Globo. |