Associado do Ciesp Diadema tem departamento extremamente especializado para comércio exterior, diz diretor da instituição - Diadema

Associado do Ciesp Diadema tem departamento extremamente especializado para comércio exterior, diz diretor da instituição

 

Associado do Ciesp Diadema tem departamento extremamente especializado para comércio exterior, diz diretor da instituição

 

Conjunto de instrumentos, ferramentas digitais, software, Certificado de Origem, setor de Comércio Exterior do Ciesp e Derex ajuda e auxilia associado a exportar e importar

 

 

 

 
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Diadema fornece oportunidades exclusivas aos seus associados, ferramentas desde tecnológica e assessoria, para que possam entender um pouco mais do Comércio Exterior. Além de uma série de outras vantagens que o Ciesp traz para o industrial.

E à frente deste setor a instituição tem a colaboração do empresário, economista, diretor presidente da empresa Nutri.com, diretor no Ciesp, Omar Abu-Jamra Jr. “O Ciesp Diadema tem a parte de Comércio Exterior que é de minha responsabilidade, inclusive eu faço parte do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) no CIESP de São Paulo e aqui em Diadema. Toda indústria que precisar, seja experiente ou inexperiente, pode entrar em contato conosco, com a instituição. E vamos viabilizar a parte de importação e exportação”, ressalta Abu-Jamra Jr.

Com um departamento especializado para atender as necessidades dos empresários que atravessam fronteiras com seus produtos, o Ciesp Diadema disponibiliza os instrumentos corretos que o Derex tem e coloca à disposição do associado. “Essas ferramentas são muito importantes e eficazes, faz com que as indústrias achem os caminhos para a importação, importar os insumos que eles precisam, sejam maquinários, seja matéria prima, reduzindo o seu custo, viabilizando sua produção, e ajuda a colocar os seus produtos no mercado externo.

Assim, fornecemos as informações necessárias para os associados. Inclusive software onde você pode encontrar os países que importam e tem mais potencial de poder consumir os produtos fabricados pela indústria nacional”, reforça o diretor do Ciesp, responsável pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex).

Omar Abu-Jamra Jr explica que todo esse trabalho para exportar e importar, deve ser realizado por quem conhece bem do assunto. E garante que o Ciesp Diadema tem esse ‘braço’ para ajudar o empresariado de qualquer setor. “Todo esse trabalho de importação e exportação, comércio exterior, tem uma assessoria que vai ajudar o empresário do começo ao fim, por exemplo, para não ter atrasos nos prazos. O CIESP e DEREX fazem todo um acompanhamento para aqueles que são inexperientes nessa área para que consiga atingir seus objetivos”.

Abu-Jamra Jr reforça a importância de uma assessoria, na hora de exportar e importar os produtos. O quanto é necessário saber a legislação e os trâmites de uma infinidade de produtos. “Vamos dizer que o empresário, industrial, apresente para nós, questões, produtos que ele precisa e que vai buscar no exterior. Vamos orientá-los até em que país colocar. Mostrar a legislação do país com o qual ele quer fazer negócios. E também mostrar para quais são os trâmites necessários aqui no Brasil para importar uma série de produtos, todo esse procedimento o Ciesp faz o acompanhamento”.

Segundo Abu-Jamra Jr. o Ciesp, tem uma equipe para ajudar na  exportação e importação, auxiliar, fornecer informações, inclusive até emitir o Certificado de Origem que é um dos serviços que o Ciesp Diadema oferece e faz em conjunto com a matriz para o associado, que é todo o acompanhamento de documentação, de autorização, de armazenagem e emissão de licenças.

“Para conseguir essa assessoria para o Certificado de Origem, o empresário tem que ser associado do Ciesp que é um excelente benefício e ajuda muito. Basta levar as declarações e provar que os seus produtos são produzidos no mercado nacional. E com esse certificado, o país que vai importar algum produto do Brasil, vai conseguir importar o produto brasileiro, com mais facilidade e em alguns casos, sem ter que pagar impostos. E caso ele tenha um acordo bilateral, ele pode utilizar desse acordo também”.

“Com essas ações e serviços estamos exatamente ajudando o empresário a crescer, se desenvolver e ‘ganhar’ o mundo. Facilitar, simplificar, uma coisa que sempre foi muito complicada para uma série de empresas e a maioria das empresas não precisam e nem tem que ter um departamento específico para isso, mas pode ter junto ao CIESP, todo esse auxílio. Com essa assessoria, vamos ajudá-los a acharem empresas que podem fornecer matérias primas e achar os mercados externos, onde possam colocar seus produtos. Negócio, sempre fazendo negócio”, frisa o diretor do Ciesp.

O Ciesp mostra que trabalha e tem ferramentas para auxiliar e ajudar o empresário de Diadema. Assim, questões como redução ou isenção de impostos entra no pacote. “Existem uma dezena, se não centenas de acordos bilaterais entre os países, o Brasil, com outros países ou regiões, comunidades. No caso agora nós estamos negociando um acordo entre Mercosul e a comunidade Europeia. Espero que que vá para frente, até porque já são anos de negociação e vai abrir muito o mercado. Mas existe uma séries de leis, e acordos que o Derex e Ciesp pode ajudar a encontrar os caminhos e conseguir usar essas leis, esses contratos, acordos, para facilitar e reduzir os custos, os incentivos que eles isentam de impostos de importação, por exemplo, facilitando o comércio exterior”, comenta Omar Abu-Jamra Jr

O Derex tem departamentos específicos, e o Ciesp tem acesso a todas as leis, e também um software de inteligência que o associado pode consultar, quais os países, e normas que tem de ser seguidas ou os acordos que podem facilitar a importação e exportação dos produtos brasileiros. “Sendo associado você vai ter acesso. É uma facilidade que o Ciesp vai colocar para o empresário. E com isso o empresário pode achar empresas aqui no Brasil que tem interesse em fazer negócio. E através das classificações fiscais, você sabe que essa empresa quer consumir produtos que você tem para vender. E também fornece a matéria prima para o empresário”, finaliza o empresário e diretor d o Ciesp, Omar Abu-Jamra Jr.
Fonte: https://bit.ly/42MbDyL  / https://bit.ly/42FgjXd

 

Acompanhe-nos nas redes sociais!