VISITA TÉCNICA IPT USP
- Atualizado em.
VISITA TÉCNICA IPT – USP
CIESP_DIADEMA
Data: 13 de novembro de 2019 (quarta-feira)
Local: IPT – Auditório – Prédio nº 53
Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária – Butantã – SP/SP (estacionamento no local)
Haverá transporte saindo do CIESP Diadema às 8h30 – vagas limitadas
Necessário prévia inscrição enviando e.mail para sueli@ciesp.diadema.com.br, informando nome do participante, RG, CPF para viabilizar liberação e acesso às instalações do IPT , informando se irão com veículo próprio (utilizar estacionamento). OU RESERVAR VAGA no transporte (Van) que sairá do CIESP Diadema
Inscrições gratuitas até 11/11/2019
Maiores informações através do telefone (11) 4056.4844 com Dario ou Sueli
.
AGENDA 13/11/2019
- 10h00 Recepção e Boas Vindas (IPT e CIESP) – café
- 10h15 Apresentação Institucional do IPT + IPT Open Experience
- 10h45 Início das visitas aos laboratórios
- 12h15 Término
TRAJETO 1 Setores Cosmético |
TRAJETO 2 Setor Metal-Mecânico |
TRAJETO 3 Setor Plásticos e Borrachas |
|
Horário | Responsável:
Valéria |
Responsável:
Yuri |
Responsável:
Célia |
10h45 – 11h15 | LAQ – Prédio nº 48 | LCP – Prédio nº 53 | LPP – Prédio nº 50 |
11h15 – 11h45 | LBI + LPP – Prédio nº 50 | LEME – Prédio nº 53 | LEL – Prédio nº 31–o nº 31 |
11h45 – 12h15 | LEL – Prédio nº 31– | LMI – Prédio nº 50 | LAQ – Prédio nº 48 |
.
DESCRITIVOS DOS LABORATÓRIOS
Laboratório de Análises Químicas – LAQ
O Laboratório capacitado para a realização de análises químicas de extrema precisão. Atendem a necessidades de diversos setores, como as indústrias petrolífera, agrícola (solo, sementes, fertilizantes), química (detergentes, pigmentos), cosmética, farmacêutica e alimentícia (leite, vinho, arroz e gorduras em geral), em análises para identificação de substâncias desconhecidas, determinação de pureza e identidade química.
Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia de Partículas – LPP
O laboratório atua no desenvolvimento de processos químicos para a síntese de insumos, polímeros e de sistemas particulados, além da aplicação e caracterização destes materiais. E um dos laboratórios associados ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia. Entre as linhas de atuação está o desenvolvimento de processos químicos para a síntese e obtenção de produtos como, por exemplo, ácidos orgânicos derivados de açúcar ou polímeros, e o desenvolvimento de processos de separação e purificação de produtos de origem química e/ou biotecnológica como cristalização industrial, secagem por atomização, destilação, entre outras operações unitárias.
Laboratório de Biotecnologia Industrial – LBI
Atua nas etapas do desenvolvimento de bioprocesso, incluindo o isolamento e a seleção de microorganismos, estudos genéticos, desenvolvimento e otimização do processo, purificação e caracterização das biomoléculas e escalonamento.
Laboratório de Corrosão e Proteção – LCP
Dedica-se ao estudo da corrosão e proteção de equipamentos e estruturas metálicas. Tem uma ampla experiência em corrosão pelo solo e proteção catódica de estruturas enterradas e submersas, tais como dutos de transporte de água e esgoto e dutos para transporte de petróleo e seus derivados.
Laboratório de Micromanufatura – LMI
Tem como objetivo projetar, fabricar, caracterizar e testar componentes, dispositivos e sistemas em escala micrométrica, aplicados nos mais variados ramos de atividade.
Também fazem parte desse escopo a otimização e miniaturização de processos, além do suporte e consultoria à Indústria em temas referentes à micromanufatura.
Laboratório de Equipamentos Mecânicos e Estruturas – LEME
Oferece soluções tecnológicas aos setores petrolífero, ferroviário e automotivo, tendo como foco principal o desenvolvimento de ensaios estáticos e dinâmicos de fadiga em equipamentos e estruturas de grande porte, tais como:
- Umbilicais, risers, ganchos KS, amarras, tubos rígidos, cabos flexíveis, molas para atuadores hidráulicos, mangotes flutuantes e submarinos;
- Truque ferroviário, engate ferroviário e vagão;
- Cabinas de veículos, suspensão de caminhão e feixe de molas.
Laboratório de Estruturas Leves – LEL (Área de Plásticos e Borrachas – APB)
Termoplásticos, termofixos, elastômeros, compósitos, filmes, adesivos e outros polímeros.
A Área de Plásticos e Borrachas (APB) atua na caracterização dos componentes poliméricos e avaliação das propriedades específicas dos seguintes materiais: termoplásticos, termofixos, elastômeros, compósitos, filmes, adesivos e outros polímeros, inclusive utilizados em conjunto com materiais têxteis. Possui equipe especializada capaz de desenvolver soluções para desafios tecnológicos apresentados nos produtos e/ou processos produtivos, bem como determinar a causa de problemas.
A APB provê uma ampla gama de ensaios laboratoriais para produtos poliméricos:
- Ensaios mecânicos;
- Análises térmicas;
- Propriedades físico-químicas;
- Ensaios especializados.
Os ensaios são realizados com base em normas reconhecidas internacionalmente, mas adequações a outras metodologias existentes ou desenvolvimento de novas metodologias para atender a necessidades específicas fazem parte do nosso escopo de atuação.
CIESP Diadema
Ninguém é tão GRANDE que não precise ou tão PEQUENO que não possa !